Foto: Rodrigo Sambaqui
O Floripa Instrumental nasceu grande. Em 2009, o Ribeirão da Ilha recebeu a primeira edição do festival, que oferece gratuitamente ao público atrações de peso como Toninho Horta, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Hamilton de Holanda, Renato Borghetti e Gabriel Grossi.
A partir desta sexta-feira (13), sobem ao palco da praça Hermínio Silva nomes como Thiago Espírito Santo (baixo), Nailor Proveta (clarinete e sax) e Pedro Martins (guitarra). Aos 22 anos, Martins venceu uma competição em Montreux e teve o trabalho reconhecido por ninguém menos que a lenda John McLaughlin (Miles Davis, Mahavishnu Orchestra e solo).
O evento também aposta nos talentos locais, como o violonista Felipe Coelho (foto), acompanhado do baixista Tie Pereira e do baterista Richard Montano. No repertório, composições do disco “Hora Certa”, que será gravado ainda neste ano. Algumas das novas músicas, como “O Monge”, foram apresentadas em concerto com a Camerata Florianópolis. Em contato com o Rifferama, Coelho disse estar honrado em participar do festival, classificado por ele como único.
– É importante justamente pela característica de ser instrumental. É a celebração da arte de tocar um instrumento e lembrar dessa cultura, que parece estar morrendo, mas não está. O festival abre espaço para que a música instrumental daqui tenha visibilidade e fico honrado, pois o nosso mercado local tem muitas propostas fortes como o Rivo Trio, a Brass Groove Brasil, o Leandro Fortes, e estar junto com esse pessoal será um momento importante. Vou lançar o meu quinto trabalho, “Hora Certa”, arranjado para trio.
Confira a programação
13, sexta-feira
21h – Show Alma de Músico com Thiago Espírto Santo (baixo), Silvia Goes (piano) e Fabio Peron (bandolim)
23h – Show Hora Certa – Felipe Coelho (violão), Tie Pereira (baixo) e Richard Montano (bateria)
Depois Jam sessions
14, sábado
16h – Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha, com cem anos de história.
21h – Pedro Martins (guitarra)
23h – Show com o duo Rogério Piva (guitarra e bandolim) e Carlos Ribeiro Júnior (baixo)
Depois Jam Sessions
15, domingo
16h – Roda de choro – Shows com o duo Nailor Proveta (clarinete e sax) e Alessandro Penezzi (violão) e Geraldo Vargas (bandolim) com o Grupo de Choro Campeche, composto por alunos da Escola Livre de Música de Florianópolis.
Confira outros trabalhos de Felipe Coelho.
http://rifferama.com/noticias/transito-musical-felipe-coelho/
http://rifferama.com/resenhas/discos-injusticados-6-musadiversa-2011/