blog-10

Tom Cykman: Prodígio da guitarra

Foto: Katie Wunderlich

Com apenas 20 anos, o estudante de psicologia Tom Cykman vem conquistando os holofotes no cenário da música instrumental por sua técnica apurada e estilo único. Endorser da Santo Angelo (cabos, cordas, pedais, etc.), o guitarrista foi destaque da edição #25 da revista virtual Guitar Load.

Para ganhar apoio da marca, Cykman gravou uma vinheta de 15 segundos para um concurso nacional e teve o seu vídeo selecionado entre mais de 650 concorrentes. A parceria já dura dois anos. Além disso, o single “Falsos Anseios” ganhou como “melhor composição” do prêmio do Fórum Cifra Club 2010-2012, com metade do total de votos.

– Fico muito feliz de ver tudo o que consegui até agora. Apareci na seção “No Player” da Guitar Load, na qual minhas músicas tocam na revista enquanto a pessoa lê, e achei fantástico, pois proporcionou muita gente a conhecer um pouco do meu trabalho. Meus planos na música são bastante imprevistos, mas pretendo continuar compondo, lançar singles, tocar com banda e, quem sabe mais para frente, lançar um EP.

O segundo single, a orquestrada “The Self”, no entanto, rendeu a principal conquista para Tom Cykman. A música recebeu elogios de grandes nomes do instrumento, como o italiano Daniele Gottardo e a lenda viva Jason Becker, duas de suas principais influências, além do brasileiro Marcos De Ros (Akashic). Melhor incentivo para um jovem guitarrista do que esse, impossível, e prova de que está no caminho certo.

– Senti que realizei um sonho da minha vida. Também me fez perceber que nem sempre 500 mil exibições valem tanto quanto comentários assim. Não esperava nem um pouco que isso acontecesse. Bebi muito na fonte de Jason Becker para desenvolver as minhas composições. “End of the Beginning” e “Opus Pocus” são de uma carga musical excepcional. Já o Daniele Gottardo me influenciou bastante tanto na parte musical quanto na técnica, abrindo meus horizontes em relação ao tapping. Fiquei completamente abismado. Nunca fiquei tão feliz em um dia só!

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

4 Comentários

  1. Nossa, que cara novo e já é um profissional. Parabéns pelo conteudo.

  2. Não sabia q o Murilo Benício tava tocando guitarra.

  3. Ótima dica!

    minervapop.com

  4. Fiz apenas uma aula com o Tom, mas já deu pra sentir que o cara tem futuro! cara muito bacana, simples d+, e o sucesso atrai este tipo de pessoa. Parabéns pelo destaque e faça muito, muito som... deixe nossa ilha muito orgulhosa. Abraço. Genivaldo Lemos

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *