9deespadas-rifferama

9 de Espadas revisita discografia com álbum acústico em duo

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata FlorianópolisLord Whisky Distillery e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em 2023, a 9 de Espadas, de Joinville, completa 15 anos de formação. Com três discos gravados no currículo, Evandro Rathunde (voz e guitarra) e Deocar Carara (baixo) decidiram revisitar a discografia em “Acústico Duo”, que traz 13 canções importantes para a trajetória do grupo, que hoje conta com Edwin Rathunde na bateria. O material também inclui músicas como “Sonhos estranhos”, do repertório da Cortina de Folhas, antiga banda de Evandro, e “Eu que não amo você”, dos Engenheiros do Hawaii, disponível apenas no Palco MP3. O álbum foi produzido no próprio estúdio da 9 de Espadas, com todo o processo de captação, edição, mixagem e masterização realizado pela dupla, que gravou as faixas em vídeo para o Youtube.

O primeiro disco da banda, “Entre cafés e cigarros”, saiu em 2008, no ano de formação do grupo. O trabalho seguinte, “O que vem depois”, foi lançado em 2011 e teve produção de Duca Leindecker (Cidadão Quem e Pouca Vocal) e participações de Rafael Malenotti (Acústicos & Valvulados) e Humberto Gessinger. Em contato com o Rifferama, o vocalista e guitarrista da 9 de Espadas afirmou que “Eu que não amo você” é uma música muito importante na história da banda, que chegou a tocar a canção dividindo o palco com o próprio compositor em algumas oportunidades. O líder dos Engenheiros do Hawaii também presenteou o grupo com “Delivery”, single de 2014 que contou com as guitarras de Fernando Deluqui (RPM), motivos mais que suficientes para a homenagem.

— Já fazia um tempo que a gente tinha essa vontade de revisitar músicas compostas ao longo da nossa parceria. Começamos a escrever juntos antes mesmo da 9 de Espadas, temos um lastro bastante grande de várias fases da nossa vida e sempre ficou aquela vontade de fazer uma releitura de parte dessa obra. A música em homenagem aos Engenheiros é uma homenagem nossa a uma referência desde que começamos a tocar e compor. Sempre curtimos muito as letras do Humberto e cruzamos a estrada dele por um bom tempo na nossa jornada. “Eu que não amo você” talvez tenha sido a primeira cover da banda que a gente tocou no começo dos anos 2000, nada mais justo do que regravar ela.


Foto: Luiz Felipe Salvador

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *