elascamerata-rifferama

Camerata Florianópolis lança DVD com compositoras do estado

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBiguanet Informática e Lord Whisky Distillery


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A Camerata Florianópolis promoveu o lançamento do concerto “Elas” com um coquetel para convidados no salão do Teatro Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura), na última quinta-feira (15). Além de entrar para as plataformas digitais como álbum, o show, que foi gravado e filmado pela 30 Por Segundo no dia 25 de novembro do ano passado, está disponível na íntegra no Youtube e também ganhou uma edição limitada em CD e DVD. O projeto, que reuniu as cantoras e compositoras Ana Paula da Silva, Arele Vachtchuk, Cláudia Passos, Dandara Manoela, Denise de Castro, Fernanda Rosa (A Corda em Si), Joana Castanheira, Kia Sajo, Natacha Kamila, Silvia Abelin, Tatiana Cobbett e Vitória Pedra, tem o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundação Franklin Cascaes – Prefeitura de Florianópolis, e apoio cultural do Angeloni Supermercado.

As artistas, de diferentes gerações e estilos, interpretaram as suas canções com arranjos inéditos e acompanhadas pelos músicos da orquestra e os convidados Pedro Loch (violão e guitarra), Rafael Calegari (baixo), Luiz Gustavo Zago (piano), Alexandre Damaria (percussão) e Rodrigo Paiva (bateria), com regência de Jeferson Della Rocca. O espetáculo tem a produção de Maria Elita Pereira e coordenação de palco de Leonardo Boechat. Em entrevista ao portal, o maestro reafirmou o objetivo da Camerata Florianópolis de valorizar e incentivar a música autoral do estado, destacou a qualidade do resultado final e anunciou um novo projeto. Em parceria com a 30 Por Segundo, o estúdio The Magic Place e o Rifferama, responsável pela curadoria, serão lançados nos próximos meses dez clipes de artistas e bandas de Santa Catarina com participação da orquestra. 

— Sempre foi uma preocupação da Camerata nesses quase 30 anos de história valorizar e incentivar a criação. Estreamos mais de 70 anos, eruditas ou populares, gravamos CDs de composições eruditas contemporâneas, muitas elas estreias, inclusive do grande mestre Edino Krieger (1928-2022), esse espaço para a música autoral teve desde o início da orquestra. É algo que prezo muito e pretendo que seja sempre uma bandeira da Camerata. Estou muito orgulhoso dessa ideia de valorizar a composição feminina, essa valorização mais do que justa é algo muito recente. Esse trabalho é lindo e está saindo do forno nos próximos meses dez clipes que gravamos com diversos artistas do estado, com curadoria do Rifferama. Não está pronto, mas pelo que vi até agora, estará nesse padrão de excelência. Uma das virtudes da Camerata é se cercar de grandes talentos, que muitas vezes só precisam do espaço para mostrar porque vieram ao mundo.


Ficha técnica

Maestro: Jeferson Della Rocca
Arranjos: Luiz Zago
Direção de produção: Maria Elita Pereira
Equipe de produção: Anne Santilli, Barbara Caetano, Valter Siqueira
Coordenador de palco: Leonardo Boechat
Presidente: Arlete Rosana dos Santos Farias
Sonorização: Cotempo
Iluminação: Rodrigo Oliveira
Gravação de áudio: The Magic Place Estudios
Produção musical: Renato Pimentel e Jeferson Della Rocca
Engenheiro de gravação, mixagem e masterização: Renato Pimentel
Auxiliar técnico de gravação: Leo Guedes
Gravação de vídeo: 30 Por Segundo
Direção geral: Fernando Pereira Oliveira
Direção de cena: Alexandre Correa
Imagens: Alexandre Correa, Carlos Cabral, Lucio Xavier, Sthael Zottis, Bruno Ropelato, Matheus Mendes e Jonas Costa
Drone: Leandro do Amaral
Edição e finalização: Cinesupport
Fotos: Toia Oliveira
Design: Mariana Barardi

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. […] SC” ficou a cargo do Rifferama. Uma iniciativa inédita, histórica e necessária (como o “Elas”, outro grande acerto da orquestra), que traz uma pequena amostra da diversidade e qualidade […]

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *