pentarradial-rifferama

Com sangue novo, Pentarradial retorna com clipe e álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A Pentarradial surgiu após o término da Bloomy, banda de Israel Rodrigo (voz e guitarra) e Jeffs Ventura (guitarra), que fez o seu show de despedida em 2015. O nome do novo projeto, inclusive, foi tirado do segundo disco do grupo, que saiu em 2012. A primeira versão do grupo, no entanto, durou pouco, entre 2016 e 2017, como um quinteto, com destaque para o lançamento do single “Fora do ar”, com videoclipe dirigido por Antonio Rossa. Israel Rodrigo foi morar em Garopaba por um tempo e começou o seu trabalho solo, com bastante atividade em 2019 e 2021, e Jeffs Ventura se dedicou ao reggae com o Wadada. “Não sou mais teu”, música divulgada na última sexta-feira (22), com audiovisual assinado novamente por Rossa, parceiro habitual do vocalista, marca a retomada da Pentarradial, com Lucas Lermen no baixo e Doug LP na bateria. O single abre uma sequência de lançamentos de 12 faixas — “Ruídos” chega nas plataformas digitais no dia 13 de dezembro.

 

Israel Rodrigo e Jeffs Ventura escreveram 17 canções depois que decidiram voltar a tocar juntos. A ideia era recomeçar do zero mesmo. O material vem sendo produzido há um ano e meio pela dupla, com mixagem e masterização de Israel Rodrigo. A contribuição dos novos integrantes nos arranjos influenciou na diversidade do repertório: a influência do Aerocirco está presente apenas em “Não sou mais teu”. “A gente trabalhou com o eles, eu no “Invisivelmente”, o Jeffs nos dois álbuns anteriores. Bebemos direto da fonte ali, quem sabe a gente regrave uma música deles depois de lançar bastante coisa nossa. Engraçado que só essa que lembra, as outras não têm nada a ver, são bem mais doidas”, contou o cantor e compositor. O planejamento da Pentarradial é lançar single a single até completar um EP, repetir o processo e depois compilar as 12 faixas em um álbum. Em contato com o Rifferama, Israel Rodrigo falou sobre a volta da banda, a nova formação e a parceria com Jeffs Ventura.

— A gente resolveu voltar a trabalhar juntos depois que eu voltei de Garopaba. Ele falou para a gente tentar fazer um projeto de novo e quis ressuscitar a Pentarradial, a banda já era nossa, já tem material lançado, não valia jogar esse material no lixo. No começo foi um pouco difícil de convencer ele, tentamos achar outro nome, mas rolou um apego mais meu e começamos a compor. Na formação antiga queriam puxar muito para a sonoridade dos anos 60 e 70, o Jeffs e eu miramos numa coisa mais moderna, sem se prender muito ao que pode ou não pode, se é rock ou não é. A gente sempre se deu muito bem compondo, ele é a minha alma gêmea. Fizemos 17 músicas e optamos por gravar 12, são bem diferentes uma das outras e das que já lançamos. O Lucas e o Doug acrescentaram bastante nos arranjos, são bem criativos, têm bom gosto para timbres e aquela energia de querer ter uma banda autoral. 

Ficha técnica

Vídeo

Direção, fotografia e edição: Antonio Rossa
Produção: Pentarradial e Transitoriamente
Assistente de produção: Bibi Camargos
Maquiagem, making of e fotos: Verônica Mackoviak
Logo e tipografia: Joana Mayer Dörner
Apoio e locação: Hub Social Produtora

Áudio

Letra e música: Israel Rodrigo e Jeffs Ventura
Produção musical: Israel Rodrigo e Jeffs Ventura
Mixagem e masterização: Israel Rodrigo

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *