alexandrelunardelli-rifferama

Conheça a música onírica do pianista Alexandre Lunardelli

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Lord Whisky Distillery, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O compositor, arranjador e pianista Alexandre Lunardelli, de Florianópolis, transita principalmente pelo circuito erudito e da música instrumental, mas já fez bastante coisa nesses mais de 20 anos de trajetória. Além de criar trilhas sonoras por encomenda, Lunardelli também atua como produtor e é requisitado para gravações em estúdio, que vão do rock progressivo, como o álbum “Stop Momentum”(2017), da Cobalt Blue, ao jazz de “Aliança oculta” (2023), obra escrita por Misael Pacheco. Foi neste ano, que o pianista fez a sua estreia de fato como artista solo, com o projeto “Sonhos”, que traz cinco peças autorais, um videoclipe para “Isabela”, faixa escolhida como single para apresentar esse material, em novembro, e fotografias de Letícia Ichnaz. O audiovisual foi divulgado na última segunda-feira (19), mesma data que o EP entrou para as plataformas digitais.       

Formado em composição musical nos Estados Unidos, o pianista segue em agosto para Valência, na Espanha, onde fará um mestrado em trilha sonora no campus internacional da tradicional Berklee College of Music. No seu currículo como arranjador se destacam trabalhos para a Camerata Florianópolis, a Orquestra Brasileira e Filarmônica de Praga (República Tcheca). Mas antes de seguir para a Europa, Lunardelli faz o show de lançamento de “Sonhos” no dia 13 de julho, na Casa da Tita, no Rio Tavares, com Fábio Mello (saxofone) e Leo Saconatto (percussão). Parte do repertório do EP também foi gravado para um episódio do Antropofonia, série musical da TV UFSC, que deve sair nas próximas semanas. Em contato com o Rifferama, o músico falou sobre a sonoridade de “Sonhos” e a sua trajetória.

— Estudo piano há 20 anos, fiz um pouco de Udesc, mas não completei, fui para os EUA estudar jazz e me encantei com o mercado de trilha sonora. Terminando a graduação fui trabalhar em Nashville por um ano com uma arranjadora que já trabalhou com Stevie Wonder, Katy Perry e Taylor Swift. Conheci o Kip Winger lá, ele estava precisando de alguém para escrever as ideias dele para a rock opera “Get Jack!”. No fim desse processo fomos para Praga juntos gravar com a filarmônica, foi bem bonito esse projeto. “Sonhos” é um compilado de músicas que escrevi nessa minha trajetória. Todas elas têm essa pegada de trilha sonora, meu mestrado será nessa área. Minha música já é direcionada a isso, mesmo sem querer. Gosto de músicas simples, que flertam com o minimalismo, “Isabela”, uma das principais, é uma valsinha triste, tem a ver com melancolia, nostalgia. A minha música prima pela melodia, tento sempre ter melodias bonitas, que a gente consiga cantarolar e lembrar dela depois. 


Ficha técnica clipe

Direção: Letícia Ichnaz
Câmera e edição: Victor Giusti
Elenco: Gabriel ‘O Rosa’ Santos, Tayara Silveira e Alexandre Lunardelli
Auxiliar de produção: Rinaldo Oriano Junior
Composição: Alexandre Lunardelli
Mixagem e masterização: The Magic Place
Agradecimentos especiais: Bruna Sonda, Luiz Gustavo Zago, Theo Cassoli, Luiz Fera e Anderson Lascos

Foto: Letícia Ichnaz

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *