vidadeorquestra-rifferama

Documentário mostra a vida e a arte dos músicos de orquestra

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em produção desde 2015, o documentário “Vida de orquestra: É através da música que se ouve os sentimentos” será lançado oficialmente nesta terça-feira (25), com duas sessões na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis. As exibições serão realizadas às 19h e às 21h (Com Acessibilidade em Libras), com entrada gratuita: os ingressos são limitados e devem ser retirados via Sympla (Sessão extra). O audiovisual é uma realização em parceria das produtoras 30 Por Segundo e Bulldog Filmes e começou a ser rodado com recursos próprios e em 2018 foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema. A trilha sonora é da Camerata Florianópolis.

O objetivo do filme, segundo o produtor executivo Fernando Pereira Oliveira (30 Por Segundo), é responder algumas perguntas como: Ser músico de orquestra é uma habilidade reservada a poucos? Como é a rotina de um profissional do ramo? A arte influencia a nossa vida e forma de pensar? “Vida de orquestra: É através da música que se ouve os sentimentos” aborda essas e outras questões e traz depoimentos de instrumentistas eruditos e artistas como Lenine, Zeca Baleiro e Paulinho Moska, que já dividiram o palco com a Camerata Florianópolis, que é regida pelo maestro Jeferson Della Rocca. Em contato com o Rifferama, o diretor da 30 falou sobre o conceito do documentário.

É um filme sobre a vida dos músicos que trabalham e tocam em orquestras. Como disse a Iva (Giracca, violinista) no documentário, entendemos que a música é o caminho mais fácil para os sentimentos, e o mais interessante é poder levantar essa questão: todo mundo pode ser músico de orquestra ou é só para alguns? É só talento ou tem muita ralação? “Vida de orquestra” tenta mostrar como foi esse caminho para diferentes integrantes da orquestra e trazer essa informação para o público.

Ficha técnica

Direção, edição, montagem e direção de arte: Alexandre Assis Corrêa
Produção executiva e som direto: Fernando Pereira Oliveira
Pesquisa e roteiro: Emerson Gasperin, Alexandre Assis Corrêa, Fernando Pereira Oliveira e Vitória Dreschler
Direção de fotografia: Felipe Aguillar, Alexandre Assis Corrêa e Fernando Pereira Oliveira
Finalização de áudio e mixagem: Jerônimo Junior “Jera”
Direção de produção: Roberta Reis
Trilha sonora: Camerata Florianópolis
Acessibilidade: Filmes que voam

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *