gianacervievedomingos-rifferama

Giana Cervi e Vê Domingos se potencializam juntos em álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Giana Cervi e Vê Domingos se conheceram na época em que a cantora gravou algumas músicas do compositor para o seu disco “Cirandinha”, lançado em 2010. Essa relação seguiu no próximo trabalho da artista, “Casa” (2015), e se estreitou em 2017, quando Bruno Kohl chamou os dois para um show em Itajaí. A parceria deu tão certo que resultou no projeto O Mimo: até a pandemia, o trio produziu um álbum, ganhou prêmios e fez mais de 50 shows, incluindo oito datas em Portugal. Ciclo concluído, Giana e Vê continuaram escrevendo juntos. Em princípio, a empreitada foi batizada como Floradas e Cigarras e chegou a lançar um videoclipe para “Clara manhã”, mas conforme as canções foram surgindo, a dupla decidiu que o álbum “Da fonte até o mar”, que saiu em 20 de junho, teria os seus nomes estampados. Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, o projeto foi produzido no estúdio de Oliver Dezidério e contou com a participação de grandes músicos da região (veja a ficha técnica). 

“Da fonte até o mar” é um registro importante para ambos. No caso de Giana Cervi, é o primeiro lançamento em que assina todas as composições, dividindo a autoria com Vê Domingos. A insegurança da época d’O Mimo ficou para trás, mas a artista afirmou ao Rifferama que escrever ao lado do parceiro está sendo uma escola. Sem fazer planos, Giana espera fazer esse trabalho chegar no maior número de pessoas possível. “A gente tinha uma relação de intérprete e compositor. Nunca tinha pensado que iria compor com ele, quando me chamaram para O Mimo, entrei um pouco insegura, dois compositores muito experientes, eu já tinha uma trajetória no canto, mas não tenho toda essa expertise. Tenho vontade de dizer muitas coisas. Pudemos fazer esse álbum com uma baita qualidade, no estúdio e com os músicos que a gente queria. Essa parceria tem mais de dez anos e temos outras músicas na manga. A ideia é continuar até o momento que a gente entenda que esse ciclo termina, mas estamos usufruindo muito disso”, contou.  

A forma que Vê Domingos se relaciona com esse álbum é diferente. Para o compositor, “Da fonte até o mar” é um sonho realizado. Se por um lado, Giana aprendeu a escrever com ele, Domingos viu o seu lado cantor se potencializar ao trabalhar com a cantora, que é fonoaudióloga e professora no Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues. Em contato com o portal, o artista falou sobre a parceria. “Considero a Giana uma grande cantora, uma artista extremamente singular, no timbre, no emocional, na maneira, na empatia, na força que ela tem no palco. É um privilégio muito grande saber que estou associado a ela, que aquilo que parte de mim como composição vai ser cantado por uma grande voz. Acabei aperfeiçoando o canto por osmose e ela potencializando a compositora. É uma parceria de muita soma, de muito prazer, uma harmonia muito grande. A gente afina muito bem as questões de objetivo com a música”, comentou. 

Ficha técnica

Produção e mixagem: Oliver Dezidério e Vê Domingos
Assistência: Bernardo Stertz
Teclados, programação e masterização: Oliver Dezidério
Voz e violão: Giana Cervi
Voz, violão, guitarra, harmônica e violino: Vê Domingos
Baixo: Duda Cordeiro
Cello: Daniel Odelli
Viola:
Ricardo Pauletti
Acordeon e voz:
Keli Bertan
Flauta transversa: Evandro Hasse
Bateria: Mario Junior
Participações: Volnei Varaschin e Capim em “Expressar”

Foto: Lucas Konze

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *