montagem-rifferama

Guia completo da 7ª edição da Semana do Rock Catarinense: #11

A reta final da Semana do Rock Catarinense na Grande Florianópolis segue na Célula Showcase. A “Mais Querida” recebe no dia 12 de julho (sexta-feira) uma palestra sobre direitos autorais com o doutor Guilherme Coutinho, da Phonolite, e, na sequência, acontece a clássica noite dedicada ao metal, com as bandas Armada 85, Red Razor, Rest In Chaos e Silent Empire (Criciúma).

O advogado Guilherme Coutinho, ex-vocalista, guitarrista e compositor do Califaliza, criou a Phonolite para ajudar os artistas e demais agentes ligados à música a entenderem melhor como funciona a legislação e o mercado de uma forma simples. Especialista em direitos autorais, Coutinho é doutor pela USP (Universidade de São Paulo) e é membro da Comissão Permanente para o Aperfeiçoamento da Gestão Coletiva de Direitos Autorais, do Ministério da Cultura.

A Armada 85 é uma banda que faz uma mescla de metalcore com elementos do new metal, hardcore e thrash metal, com letras em português. O grupo está em fase de gravação do primeiro álbum, intitulado “Intervenção literária”. O material está sendo produzido por Renan Socoloski. Até o momento foram divulgadas três das dez músicas do disco.

A Red Razor, uma das bandas mais respeitadas do thrash metal brasileiro, vive a expectativa de lançar o segundo álbum, “The Revolution Continues”. O trabalho, sucessor do ótimo “Beer Revolution”, também foi produzido por Alexei Leão, do AML Estúdio, e sai no mês de julho. Dois singles já foram liberados pelo grupo: “Born In South America” e “Violent Times”.

Se 2018 foi o ano de focar na produção de novas músicas, em 2019 a Rest In Chaos caiu na estrada. O quarteto de thrashcore fez turnê com o Distraught (RS), participou de festival e também tocou com os norte-americanos do Bitter Lake. Após uma estreia de alto nível com o EP “Worship Machines”, há dois anos, a banda lançou dois clipes, incluindo o da música “Ego Riser”, eleito um dos melhores vídeos do ano passado pelo Rifferama.

A Silent Empire, de Criciúma, levou sete anos para lançar o primeiro álbum, “Dethronement of All Icons”, em 2018. A banda, formada por Ivan Agliati (voz e guitarra), Aline Iladi (guitarra), Arthur Neto (baixo) e Israel Horstmann (bateria), faz um death metal clássico, inspirado nas bandas das décadas de 80 e 90, com uma pitada de thrash. O grupo também tem um EP no currículo, “Hail of the Legions”, de 2015. 

Arte: Maurício Peixoto

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *