leticiacoelho-rifferama

Letícia Coelho revela conceito de segundo álbum em prévia

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music, Mini Kalzone e Orquestra de Baterias

Contribua


A artista mineira Letícia Coelho rodou o Brasil e atua em tantas áreas quanto é possível: cantora, compositora, multi-instrumentista, professora, pesquisadora de ritmos, acadêmica (mestre em Antropologia Social/Etnomusicologia, licenciada em Música e bacharel em Ciências Biológicas – Botânica) e, mais recente, autora de livro. Essa pluralidade, como era de se esperar, se reflete no seu trabalho musical. Na última quinta-feira (21), Letícia apresentou o single instrumental “Baião de Oyá”, uma prévia do seu segundo álbum, “No passo da rabeca”, que será lançado no dia 11 de novembro nas plataformas digitais.

Gravado em diversas etapas, em Belo Horizonte e Florianópolis, principalmente, “No passo da rabeca” tem o instrumento de corda como protagonista das composições, diferente do seu disco de estreia, “Brota”, um dos melhores de 2018, que é mais focado em canções, com guitarras e percussão. O novo trabalho traz participações nas vozes, rabeca, percussão e viola caipira, e traz Jeff Nefferkturu como presença constante — ele toca baixo, violões, cavaquinho, flauta e clarinete. Experimental, o álbum conversa com diversos da tradição popular, como forró, baião, cavalo marinho, chegança e mais.

— A escolha de “Baião de Oyá” como single de estreia se deu justamente por essa composição ser uma brecha. Uma proposta sonora que não deixa de estar na tradição, mas permite um encontro novo. Minha intenção é contar essa história, essa nossa ancestralidade afrocentrada. A linha-guia do disco está na potência do instrumento. A rabeca tem lugar em várias linguagens e rítmicas brasileiras. “No passo da rabeca” traz uma alquimia de trajetos por meio do instrumento, como se a cada música um novo caminho fosse traçado, valorizando encontros, trajetórias e riqueza teórica e sonora.

Ficha técnica “Baião de Oyá”

Letícia Coelho: Rabeca tema e rabeca pedais, atabaques (rum, rumpi e le) e agogô
Luiz Fiammenghi: Rabeca contracanto
Jeff Nefferkturu: Flautas e contrabaixo

Captação
Rabeca tema e rabeca pedais, atabaques (rum, rumpi e le) e agogô: Leve Estúdio – Felipe Fantoni
Rabeca contracanto: JZ Produções – Juarez Mendonça Júnior e Rafael Pfleger
Flautas e contrabaixo: The Magic Place – Renato Pimentel

Produção Executiva: Luanda Wilk
Produção Musical: Letícia Coelho
Masterização e selo de distribuição: YB Music

Capa single
Direção de Arte: Alice Assal
Ilustradora: Mônica Barbosa
Design gráfico: Isadora Machado
Foto: Bruna Brunu
Figurino (apoio): Virgínia Barros

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *