louiseenriconi-rifferama

Louise Enriconi migra do teatro musical para a carreira solo

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A atriz e cantora Louise Enriconi tem mais experiência em teatro musical, com participação em diversos espetáculos e produções audiovisuais, do que com seu trabalho autoral. Por enquanto. Mesmo envolvida desde cedo nesse mundo, a sua estreia como compositora aconteceu em 2022, com o lançamento do single “Marés”. Por muito tempo, a artista, que é natural de Florianópolis, esperou ter a música perfeita para começar, o que acabou por atrasar a sua estreia solo. Outro ponto que a colocou em dúvida foi a variedade do material que tinha em mãos — Louise achava que era preciso ter uma sonoridade definida antes de se apresentar para o público. Por sorte, esses pensamentos ficaram para trás e a segunda canção divulgada pela cantora, “Vontade”, não tem nada a ver com a primeira, tanto na estética quanto no tema. A faixa, que ganhou um videoclipe publicado no dia 22 de novembro, aposta no pop e traz uma letra descontraída, contrastando com a pegada intimista e o arranjo elaborado de “Marés”.

“Vontade”, composta em 2021, durante a pandemia, foi produzida por Elber Alves de Oliveira, responsável também pela mixagem e masterização. A música foi inspirada a partir de uma experiência pessoal, de uma paixão por uma amizade que nunca se concretizou. Ciente de que o assunto rende boas histórias, a artista espera que as pessoas possam se relacionar com a letra e até utilizar a canção para demonstrar o que sentem para seus afetos. “Pode usar como indireta, manda para o felizardo como quem não quer nada. A música foi pensada para isso mesmo. Quem nunca começou a se sentir de forma diferente em relação a uma amizade e ficou se perguntando se era correspondido ou não”, afirmou a cantora. Ao contrário de “Marés”, que teve alguns dos seus companheiros da banda Havana envolvidos na produção e captação, “Vontade” foi feita à distância, visto que o estúdio da Gramane Records fica em Uberlândia (MG). Em contato com o Rifferama, Louise falou sobre o novo lançamento e também sobre esse começo de carreira.

— Eu sempre gostei muito de escrever, mas me cobrava bastante, tentando pensar em qual seria a música perfeita pra começar, e isso me travava um pouco, de ter que ser algo muito bom, nunca parece que é o melhor que poderia ser. Também sempre gostei de escrever músicas muito diferentes umas das outras, então sei que fui quebrando esses mitos e a pandemia foi um momento que me deu um senso de urgência, de aproveitar as oportunidades. Não tenho compromisso com mais ninguém além de mim mesma, não pretendo seguir um gênero, não tenho tanta pressa em me fechar numa caixa. Quero ser a artista múltipla que sou em alguns sentidos. A produção de “Vontade” foi bem diferente. Foi uma troca um pouco mais espaçada, mas funcionou. O clipe eu não queria que fosse tão óbvio e veio a ideia de inserir um elemento mais lúdico, que foi o balão vermelho, ficou bem menos literal, se tornando um clipe que tem várias interpretações. Tem a questão de brincar com o imaginário da pessoa que está cantando a música. “Vontades” tem esse propósito de aproximar as pessoas.

Ficha técnica

Música

Letra, melodia e vocais: Louise Enriconi
Arranjo, produção, mixagem e masterização: Elber Alves de Oliveira/Gramane Records

Videoclipe

Gravação e edição: Jean Medeiros
Roteiro: Louise Enriconi
Atuação: Gabriela Magnani e Louise Enriconi

Foto: Gabriel Schlickmann

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *