3748298984

Musadiversa: Seleção catarinense da música instrumental

O violonista Felipe Coelho, um dos grandes nomes do instrumento no Brasil, reuniu em 2011 uma constelação de músicos como Luiz Gustavo Zago (piano), Rafael Calegari (contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria) e Maycon de Souza (saxofone) sob o nome de Musadiversa. Das sessões de gravação no estúdio The Magic Place, com o produtor e guitarrista Renato Pimentel, do Brasil Papaya, surgiu o primeiro disco do projeto. “Musadiversa” é uma obra-prima, algo de fazer inveja a nomes consagrados da cena instrumental brasileira, pelo alto nível do material.

Ouvindo o disco, a impressão que dá é que o quinteto nasceu para tocar junto, não só pelo entrosamento demonstrado nas dez composições que ultrapassam uma hora de duração, mas também pelas influências musicais que eles compartilham. A técnica dos membros do Musadiversa rende passagens inspiradas como o solo de contrabaixo em “Salsete” ou na mística “Mantrânsica”, a única composta em conjunto, com as suas quebras de ritmo. Mesmo com toda a improvisação, o disco é palatável até para quem não se dá muito bem com o som instrumental.

A diversidade desse trabalho se dá, também, pela divisão na autoria das composições. Coelho escreveu metade do álbum, enquanto Luiz Gustavo Zago, além de ser um grande pianista, mostrou que a criação também é um dos seus pontos fortes. Rafael Calegari compôs a belíssima “Linhas Curvas”, uma das melhores do disco. Saber que em Florianópolis existem grupos como o Musadiversa conforta os entusiastas da boa música. Um privilégio para poucos, infelizmente. Aguardo ansiosamente pelo próximo trabalho.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

2 Comentários

  1. Ui! O Felipe Coelho tá no clip, sim! E arrasando com seu violão! hehehe Isso q dá ser precipitada e não ver até o final! :D

  2. Muito bom, Mas para mim faltou o toque do violinista Felipe Coelho. ;)

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *