chovvve-rifferama

O “Mosaico” que constitui o todo: conheça a artista Chovvve

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A parte mais difícil para Chovvve se lançar no mundo da música foi encontrar um nome artístico que contemplasse tanto a persona que ela estava criando quanto a estética (sonora e visual) que queria apresentar. Natural de Laguna, a cantora e compositora, que também é fotógrafa, entregou ao mundo no dia 4 de agosto a primeira peça que vai constituir a sua trajetória. O single “Mosaico”, que foi produzido por DJin Samsa (Ponto Nulo no Céu), traz a melancolia melódica do samba para uma roupagem que transita entre o pop e o trip hop, com uma atmosfera pesada que dá o tom de toda a identidade do projeto. A faixa traz a participação de Erickson Magalhães nas guitarras e foi captada no estúdio Outro Selo, por Paulo Pfutzen, com mixagem e masterização de André Bresiani. Além de ter cantado e composto “Mosaico”, Chovvve fez a direção vocal e toda a parte técnica do visualizer.

Para batizar a cancionista das melancólicas artes, Chovvve queria um nome neutro, que fosse misterioso, e representasse uma ação. “Chove, o verbo no presente, traz essa coisa do melódico e triste que tem na minha voz”, contou ao Rifferama. Os três vvv representam as gotas e, a partir da escolha do seu vulgo, a artista foi trabalhando na construção de “Mosaico”. O fato de ter o controle de quase todo o processo de produção, apesar de dispendioso, fez com que o resultado atingisse as expectativas. Perfeccionista, Chovvve voltou algumas vezes ao estúdio para resolver questões de harmonia, notas, até entender o que faltava na música. Com referências diversas, de Dorival Caymmi e Cartola a Billie Eilish e Lana del Rey, a cantora e compositora tem dois EPs para 2024, um solo e outro em parceria com o conterrâneo Raul Silter. Em contato com o Rifferama, Chovvve falou sobre o futuro próximo e a importância de “Mosaico” na constituição desse projeto.

— Todo mundo me pergunta (sobre o nome). Chovvve surgiu em conjunto com a criação da música. A gente estava buscando um som um pouco pesado, mas que eu conseguisse colocar algo bem melódico na voz. Pra mim era muito importante que o nome fosse um verbo e quando surgiu esse nome a identidade foi se criando. Mosaico é uma imagem que se forma de pequenos pedaços, foi legal poder ir montando essa música devagar e o conjunto de uma obra que se desdobrou na estética, na direção artística, foto, vídeo, edição. Essa experiência é bem estressante, encabecei as funções de muitas pessoas. Foi muito massa construir isso com as minhas próprias mãos, como mulher quero ter essa gerência. Estamos construindo a ideia de um EP, o Raul (Silter) também traz essa vibe lamentosa na música dele e escreve muito bem, está sendo um belo parceiro de composição, mesmo que a distância (mora em Portugal). Devemos gravar em setembro. Também pretendo lançar um EP solo no começo do ano que vem com três músicas. Talvez ainda role um single neste ano, vamos ver se vai dar tempo.

Ficha técnica

Letra, música e direção vocal: chovvve
Produção: Djin Samsa
Captação: Paulo Pfutzen (Outro Selo)
Mixagem e masterização: André Bresiani
Guitarras: Erickson Magalhães
Identidade visual e logo: Natália Manica
Direção de fotografia, direção de arte, fotografia, colorização, captação, edição e finalização: chovvve
Colaboração: Umaré Cultural e Outro Selo

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *