orquidalia-rifferama

Orquidália expande paleta de sonoridades em “Boca a Boca”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone

Contribua


Em pouco mais de três anos de atividade, a Orquidália, de Florianópolis, acumula shows em importantes festivais e dois álbuns e um EP gravados. O último trabalho, “Boca a boca”, lançado na última sexta-feira (10), foi viabilizado com o apoio de 76 pessoas em campanha no Catarse. O novo disco desenvolve a proposta musical do EP “Plantas pela casa”, que saiu no ano passado, com Maitê Fontalva (voz e guitarra), Nalu Medeiros (teclado, percussão, guitarra e voz), Lucas Fontalva (baixo e voz) e Simón Aftalión (bateria e voz) adicionando novas cores na paleta sonora da banda.

Enquanto o primeiro álbum, “Alma vira mar” (2020), é enraizado no reggae, em “Boca a boca” a Orquidália mergulha na música brasileira, com toques de baião, samba e bossa nova, mas também abraço o blues, o rock e outros ritmos. A experimentação não ficou somente na parte musical, a banda gravou algumas faixas com formações diferentes, como em “Panfletária”, que tem Lucas na bateria e Simón no baixo, por exemplo. Em contato com o Rifferama, a vocalista Maitê Fontalva conta que o grupo tentou reproduzir a energia de um show com o novo trabalho, que foi produzido em casa pelo quarteto.

— No “Boca a boca” as ideias foram surgindo antes da pandemia, estávamos levantando um repertório com músicas novas, que já estávamos tocando ao vivo e, justamente por ser um disco que nasceu do ao vivo, tivemos essa preocupação de passar para o álbum essa presença de show, de dança, de celebração. Em termos de referência, continuamos misturando bastante coisa, acho que conseguimos ir além no sentido de fusão. Conseguimos fazer um álbum ainda mais imersas nas heranças tropicalistas que nos influenciam, expandindo as nossas possibilidades de expressão musical.

Produção e arranjos: Orquidália
Captação: Maitê Fontalva, Lucas Fontalva e Lumanzin (Zabelinha)
Edição: Simón Aftalión e Maitê Fontalva
Mixagem: Maitê Fontalva
Masterização: Florencia Saravia
Capa: Nalu Medeiros
Fotos da capa: Nalu Medeiros e Renata Amorim
Direção visual, colagens e diagramação: Nalu Medeiros
Fotos do encarte: Nalu Medeiros, Olivia Lago, Renata Amorim e Google Imagens

Foto: Olivia Lago

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Coisa linda! A gente agradece enormemente pela confiança xD

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *