IMG_1773

Programa Emenda: na contramão da crise no jornalismo cultural

Marcelo Siqueira sempre teve o desejo de atuar no jornalismo cultural. Prestes a completar 20 anos de televisão, o repórter lançou em 7 de junho o programa Emenda com o objetivo de divulgar a arte feita em Santa Catarina. O foco principal é a música, mas o jornalista e o cinegrafista e editor de imagens Thiago Kaue abrem espaço para todas as manifestações culturais: teatro, cinema, dança e artes plásticas. O último lançamento, que saiu nesta segunda-feira (18), destaca uma entrevista com Lenine, o show das bandas Pentarradial e Quarto Fechado (foto) e muitas outras atrações.

A primeira edição do Emenda teve dez minutos de duração, mas a aceitação do público foi crescendo junto com o tamanho do programa, que agora pode ter até 25 minutos. Em bate-papo com o Rifferama, Siqueira falou sobre a vontade de atuar no jornalismo cultural e se revelou surpreso com a quantidade de bons materiais que vem recebendo. Colocar o Emenda no ar toda semana tem sido um desafio.

– Estamos passando por um momento no jornalismo cultural muito problemático nos últimos anos. O espaço está cada vez mais definhando em Santa Catarina. As páginas nos jornais estão sendo reduzidas e as coisas mudaram. Estamos querendo entender onde queremos chegar. O formato já conseguimos. Bebi muito da fonte da MTV, os programas da TV Cultura. O Emenda não é só uma agenda, o propósito é divulgar a cultura catarinense, mostrar quem está despontando na cena e dar voz para uma galera que não tem onde divulgar.

Foto: Thiago Kaue

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *