Apoie o Rifferama no Catarse
Siga a playlist (Re)Descobertas da quarentena no Spotify
Marzio Lenzi é um dos grandes representantes do blues no Brasil. Com 11 álbuns e dois DVDs no currículo, entre os discos com a banda Lenzi Brothers e o seu projeto solo, o músico lageano radicado em Balneário Camboriú lançou em 2020 uma coletânea com todas as faixas instrumentais que gravou entre 1995 e 2017. O resultado é um material bastante diversificado, que mostra o talento e a evolução Lenzi nas seis cordas ao longo desses mais de 20 anos de carreira.
Magic Sam Blues Band — Black Magic (1969)
Um dos melhores representantes do West Side de Chicago. Alguns clássicos dele neste disco, como “Just a Little Bit” (nota do editor: faixa gravada para o disco “Living Off the Guitar”, de Lenzi). No ano passado, eu com os meus amigos Leonardo “Batata” Dignart (baixo) e Beto Jacobsen (bateria), fizemos uma gravação de um tributo a ele tocando ao vivo no Teatro Bruno Nitz: o resultado está no YouTube para quem quiser conferir e em breve também vai estar como álbum no Spotify.
Mavis Staples – Live In London (2019)
Este disco foi lançado ano passado, ao vivo em Londres (ING), com um mix de blues, soul e rock com uma das últimas grandes divas da música norte-americana. A cereja do bolo é Rick Holmstron na guitarra. Do ponto de vista e guitarrístico, é uma aula de dinâmicas, timbres, fraseados e feeling, com um dos melhores guitarristas de blues da Califórnia (EUA) na minha opinião.
The Fabulous Thunderbirds – Tacos Deluxe (2003)
Uma das melhores bandas texanas com Jimmie Vaughan ajudando a escrever um capítulo importante da guitarra blues do Texas (EUA). Esse disco é bem do início da carreira e segue a linha do blues tradicional de Chicago, mas com o sotaque texano. Essa mistura ainda hoje é referência para muitos apreciadores de um blues mais tradicional.
Bônus: Marzio Lenzi – Alone In the Theater