luizgustavozago-rifferama

(Re)Descobertas da quarentena: Luiz Gustavo Zago (Camerata)

Apoie o Rifferama no Catarse


Siga a playlist (Re)Descobertas da quarentena no Spotify


O pianista, compositor e arranjador Luiz Gustavo Zago é reconhecido em Santa Catarina pelo seu trabalho com a Camerata Florianópolis, mas também desenvolve um competente trabalho solo, além de parcerias com artistas como Lenine, Zeca Baleiro, Alice Caymmi, Baco Exu do Blues, Jade Baraldo, entre outros, e colaborações com as orquestras Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira e Nova Orquestra. Por aqui, Zago também integrou os projetos Narrativas de Catarina e Musadiversa. Grande fã de trilhas sonoras, o músico indicou três álbuns do gênero. Confira.


Miles Davis — Ascenseur pour l’échafaud (1958)

“O Ascensor para o Cadafalso” é um filme francês da década de 50 e a característica especial desse filme é que o Miles ia compondo a trilha olhando para as cenas e improvisando. Ele criou essa sensação muito instintiva em relação às cenas que foram sendo feitas, foi algo muito inovador para a época, naquele estilo do Miles Davis do fim dos anos 50: econômico, cool, sofisticado, elegante… tudo de lindo.


Dizzy Gillespie — The Cool World (1964)

Esse filme conta a história de alguns meninos do Harlem (bairro de Nova Iorque), com essa questão negra muito forte já, e bastante blues predominando nessa trilha sonora. É muito legal perceber que o Mal Waldron, o pianista que fez essa trilha, ele tem ao mesmo tempo temas que se desdobram em diferentes sensações. Volta e meia a trilha está numa corrida ou um momento de introspecção, down pra caramba. Essa trilha é muito bonita.


Herbie Hancock — ‘Round Midnight (1986)

Esse filme tem toda a aura do jazzman e fala sobre a vida de um saxofonista, da dor e a delícia de ser o que se é. Essa trilha não está na formação de quinteto, típica do jazz, cada música tem uma formação diferente, com vibrafone, o Modern Jazz Quartet, coisas com o Bobby McFerrin, o Wayne Shorter. O Herbie Hancock chama vários parceiros diferentes, incluindo o Chet Baker, que faz uma música maravilhosa, “Fair Weather”, a minha preferida desse disco.


Bônus: Luiz Gustavo Zago — Momentum (2018)

Foto: Tóia Oliveira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *