rodrigopiva-rifferama

Rodrigo Piva mostra diversidade musical da Ilha em programa

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O cantor e compositor Rodrigo Piva, gaúcho radicado há mais de 30 anos em Santa Catarina, tem uma grande contribuição no cenário musical do estado, como artista, com cinco álbuns lançados, mas também como pesquisador. Seu projeto mais recente, a série “Você já foi a Floripa?”, inspirada na sua composição de mesmo nome, gravada pela primeira vez em 2011, traz entrevistas com dez personagens da cidade: Nilêra, Guinha Ramires, Denise de Castro (foto), Alegre Corrêa, Sílvia Beraldo, Leleco Lemos, Wagner Segura, Celinho da Copa Lord, A Corda em Si e Alberto Heller. O programa, que tem 15 minutos de duração, foi exibido na TVAL (canal da Alesc), na Rádio Udesc FM e também no Youtube.

Guardião da memória do avô, o sambista Túlio Piva (1915-1993), tendo participado da produção de “Pandeiro de Prata”, filme de 2015 sobre a vida e obra do músico, Rodrigo segue a tradição da família Piva, já que o patriarca teve um programa de entrevistas nos anos 60 veiculado nas rádios Gaúcha e Difusora de Porto Alegre. “Até hoje tenho as fitas originais”, revela. Em contato com o Rifferama, o agora apresentador afirma que a inspiração da série vem de um antigo desejo de continuar trabalhando com memória cultural. A primeira temporada de “Você já foi a Floripa?”, completa, é uma pequena amostra do universo musical da Ilha, e que espera poder seguir com o projeto, mas é preciso de novos apoiadores.

— “O projeto “Você já foi a Floripa?” teve início em 2019, um pouco antes da pandemia. Tivemos apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e, posteriormente, da TVAL. (A música) É o tema de abertura e também um convite para que as pessoas conheçam um pouco da cultura local, mostrando que Floripa não vive apenas de belezas naturais. Produzir e apresentar o programa foi algo que eu curti muito fazer. Alguns artistas eu já conhecia bem a obra, como o Guinha, o Wagner e o Leleco Lemos. Outros, foi uma grande surpresa. Procurei escolher representantes de vários gêneros, para formar um panorama musical da região. É claro que essa é uma pequena amostra do universo musical de Floripa. Sendo assim, nosso desejo é que seja dada continuidade ao projeto, o que depende de novos incentivos.












Ficha técnica

Apresentação e direção musical: Rodrigo Piva
Produção: Vinil Filmes
Direção e montagem: Marco Martins
Produção executiva e direção de arte: Loli Menezes
Som, gravação e mixagem: Jorge Lacerda
Produção Rádio Udesc FM: Zuca Campagna

Foto: Loli Menezes

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Parabéns pra o Rodrigo Piva por essa iniciativa de não só enaltecer a música de Florianópolis, como também prestigiar a música popular brasileira , tão sucateada nos dias de hoje! Bela iniciativa!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *