brunaferracioli2-rifferama

Teatro, poesia e música: a arte híbrida de Bruna Ferracioli

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Atriz e diretora teatral licenciada pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), a paranaense radicada em Florianópolis Bruna Ferracioli é o que podemos chamar de multiartista. No dia 6 de março, a cantora e compositora fez a sua estreia na música com o lançamento do videoclipe do single “Retratos insólitos”, encerrando um processo criativo de dois anos ao lado da equipe (veja a ficha técnica abaixo) que trabalhou na produção do audiovisual: A captação foi realizada no Ouié Estúdio, com Alexandre Lunardelli, Israel Dutra, Mateus Romero e Paulo Lahude Costa Franco; já o clipe foi concebido por um grupo de mulheres — Karol Duarte, Laura Biasi, Makefrete (Manô) e Bruna.

“Retratos insólitos” surgiu de uma poesia sem nome escrita pela artista em 2019, mas bem que o texto poderia ter nascido durante a pandemia. Em contato com o Rifferama, Bruna afirma que a música traz diversos assuntos, mas gira em torno de três eixos: retrato, linguagem e vida e morte (talvez). Mas a artista prefere não entrar em detalhes sobre o conteúdo e deixar para a interpretação do ouvinte, pois “a poesia perde a potência quando é explicada”. Depois de transformar versos em som e vídeo, a cantora e compositora deseja levar “Retratos insólitos” para o teatro. Foi dessa forma que Bruna aprendeu a construir projetos artísticos ao longo da sua trajetória, tirando o caldo do caldo de cada trabalho.

Gosto muito de pesquisar como as linguagens artísticas podem conversar, como cada uma vai trazer uma camada, um sentido para o que está sendo produzido. Vai expandindo o horizonte artístico do trabalho, a vida útil de cada projeto se torna mais longa, você pesquisa e sempre pode expandir mais. Uma ideia é transformar isso em uma peça de teatro e ver como a poesia, o fonograma e o clipe se comportam em um palco, em tempo real, com as pessoas ali. Eu me sinto bem trabalhando dessa forma, de esmiuçar bastante. É nesse espaço de construção que gosto de trabalhar, com as pessoas se sentindo bem para ter esse espaço de fala mesmo, de afetar e transformar o trabalho em outra coisa.


Ficha técnica

Música

Letra, melodia e voz: Bruna Ferracioli
Harmonia: Israel Dutra e Alexandre Lunardelli
Arranjos, piano, sintetizadores, programação digital, teclados, guitarra e bateria: Alexandre Lunardelli
Guitarras: Mateus Romero
Violino: Israel Dutra
Mixagem: Alexandre Lunardelli e Paulo Lahude Costa Franco
Masterização: Paulo Lahude Costa Franco
Assessoria de comunicação: Davi Tekle

Videoclipe

Concepção geral, produção e direção: Bruna Ferracioli e Karol Duarte
Roteiro, filmagem, montagem e finalização: Karol Duarte
Interpretação: Bruna Ferracioli
Maquiagem: Maketrefe
Assistência de produção: Manô e Laura Biasi
Registros fotográficos e Making of: Laura Biasi

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *