tumfestivalconferencia-rifferama

TUM Festival divulga programação da Conferência de Música

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Entre os dias 4 e 12 de novembro, em Florianópolis, acontece a 6ª edição do TUM. Além dos shows nacionais, como João Bosco, Lenine, e o festival que será realizado no dia 11, na Arena Império das Águias, no Campeche, com Daniela Mercury, Margareth Menezez, Marina Sena e Maria Gadú (confira a programação completa e compre ingressos com desconto para as atrações pagas neste link) e os showcases com 24 artistas de Santa Catarina, de todo o país e da América Latina, o TUM promove a Conferência de Música e Inovação com palestras. debates, rodada de negócios e workshops gratuitos com a presença de profissionais renomados do mercado musical brasileiro. Entre palestrantes e convidados, a conferência, agendada para os dias 9, 10 e 11 no CIC (Centro Integrado de Cultura) e Hotel Faial, recebe nomes como Paulo André (Abril Pro Rock), Barral Lima (Marte Festival), o produtor musical Pena Schmidt (Os Mutantes, Titãs, Raul Seixas e muito mais), Melina Delfino (Exib Música, Portugal), Eli Moura (Festival Convida), entre outros — confira a lista completa.

Paulo André Moraes Pires é gerenciador de carreiras artísticas e idealizador do Festival Abril Pro Rock. Produziu artistas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, DJ Dolores y Orchestra Santa Massa, entre outros, tendo realizado turnês por Estados Unidos, Canadá e Europa. Paulo André também ocupou as funções de presidente dos FBA (Festivais Brasileiros Associados) e vice-presidente da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), da qual foi fundador. De volta ao TUM Festival, nesta edição o recifense lança o seu livro, “Memórias de um motorista de turnês”, na sexta-feira (10), às 10h, no Hotel Faial, evento para convidados, e participa do painel “Importância de redes colaborativas na internacionalização de carreiras artísticas”, no mesmo dia (veja a programação completa da conferência abaixo). Em contato com o Rifferama, Paulo André afirmou que o TUM colocou Florianópolis no mapa da música brasileira.

— Até o final dos anos 2000, quando trabalhei com o Mundo Livre S/A, a gente conseguiu fazer uma data em um pub (John Bull), eu nunca tinha conseguido levar um show para Florianópolis. O TUM definitivamente colocou a cidade no mapa da música brasileira. Apesar de ser próxima do Sudeste, onde as coisas acontecem e reverberam para o país inteiro, Florianópolis estava meio à margem. Eu já fui nesses eventos no mundo inteiro, o grande lance das conferências de música são os encontros, que fazem as coisas acontecerem. As pessoas certas, no lugar certo, na hora certa, isso faz acontecer a circulação. Na última edição conheci muitos artistas que não conhecia, me impressionou muito a produção musical catarinense como um todo. O TUM está num processo de evolução muito foda. São cidades incríveis, turísticas, que têm uma cena musical, mas que não circulam nacionalmente às vezes por causa de articulação. Estou vendo cada vez mais produtores catarinenses circulando nacionalmente, esse é o papel de uma conferência, de promover os encontros.

O TUM Festival conta com Patrocínio do Supermercados Imperatriz, apoio cultural do Floripa Airport e Hotel Faial por meio de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), apoio cultural da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes.

Programação Conferência de Música e Inovação

9 de novembro (Quinta-feira)

9h30 – Boas-vindas TUM Festival (Hotel Faial, evento para convidados)

13h – Abertura do credenciamento (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h – Workshop “Construindo laços virtuais: Estratégias de redes sociais”, com Raphaela Gomes (Sala Oficina 01)

14h às 16h – Workshop “Construindo estrelas”, com Geovane Bento (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

15h às 17h – Sustentabilidade na economia da cultura: As estratégias de festivais e feiras criativas. Convidados: William Mendonça, Eli Moura, Gabriel Bibi, Max Viana, Barral Lima, Soraia Ferreira e Ivanna Tolotti. Mediação: Val Becker (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

15h10 às 17h10 – Workshop “Boas práticas no backstage! As habilidades essenciais de um roadie profissional”, com Alexandre Ribeiro (Sala Oficina 01)

16h15 às 19h – Workshop “Como viver exclusivamente da música (e parar de ter um hobby caro para criar um negócio lucrativo”, com Jacques Figueras (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

17h às 19h – Jornalismo musical: Quais os desafios de curadores artísticos e pesquisadores musicais na era da Inteligência Artificial? Convidados: Juarez Fonseca, Marta Schmitt, Chris Fuscaldo e Kamille Viola. Mediação: Paulo Almeida (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

17h30 às 19h30 – Workshop “Música na estrada: construindo sua lógica e relacionamentos em turnê”, com Fabiana Lian (Sala Oficina 01)

19h às 21h – Todas unidas pela música. Convidadas: Estrela Leminski, Kika Simone, Melina Delfino, Daniela Medrano e Sheila Bonino. Mediação: Eli Moura (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

10 de novembro (Sexta-feira)

10h – Café e letras (Hotel Faial, evento para convidados)

13h – Abertura do credenciamento (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h30 – Direitos autorais: Desafios da regulação da Inteligência Artificial. Convidados: Francisco Carvalheira e Alexandre Pesserl (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h30 – Workshop “Como criar anúncios publicitários desde o Ads Manager de Meta”, com Pedro Bandera (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

14h às 16h30 – Workshop “Produção musical: uma prática em debate”, com Marcelo Fruet (Sala Oficina 01)

15h40 às 17h10 – Importância de redes colaborativas na internacionalização de carreiras artísticas. Convidados: Sheila Bonino, Melina Delfino, Edu Bavorovsky, Giorgio Varas, Roberto Rossotto, Téo Ruiz e Paulo André. Mediação: Fernando Sousa (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

15h40 às 17h10 – Workshop “Saindo da sombra do digital: A importância do palco e suas conexões numa carreira musical de sucesso”, com Barral Lima (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

16h45 às 17h45 – Workshop “Desenvolvendo uma identidade artística de sucesso”, com Dre Ferreira (Sala Oficina 01)

17h20 às 19h – Questões climáticas na indústria da música. Convidados: Aslak Oppeboen, Klauss Pereira e Neide Schulte. Mediação: Fernando Sousa (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

19h às 21h – Território e a construção do coletivo e dos movimentos culturais. Convidados: Ana Laura Diaz e Eva Figueiredo. Mediação: Pena Schmidt (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

11 de novembro (Sábado)

9h30 às 14h – Rodada de negócios (Hotel Faial)

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *