tumfestivalinternacional-rifferama

TUM Festival tem convidados e palestrantes de dez países

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Na última matéria da série sobre o TUM Festival, que será realizado entre os dias 4 e 12 de novembro, em Florianópolis, falamos da programação da Conferência de Música e Inovação, que acontece nos dias 9, 10 e 11, no CIC (Centro Integrado de Cultura) e Hotel Faial, com palestras, debates, rodada de negócio e workshops gratuitos, e também da contribuição que o evento tem na integração de Santa Catarina no mercado musical brasileiro. A cada edição (em 2023 será a sexta), o TUM também expande as fronteiras, promovendo o intercâmbio entre profissionais de outros países, que levam o nome do festival e, consequentemente, do estado, para o exterior. Neste ano, a conferência terá a presença de convidados de dez países, entre palestrantes, participantes de painéis e artistas (showcases): Argentina, Chile, Colômbia, França, Guiné, México Noruega, Paraguai, Portugal e Uruguai.

A argentina Melina Delfino é uma dessas profissionais que vêm fortalecer a internacionalização do TUM Festival. Atualmente, a produtora especialista em políticas culturais integra três feiras de música, El Noa Tiene que Andar (Argentina), URÁ Mercado Cultural del Caribe y Centroamérica (Costa Rica) e EXIB Música Portugal. A profissional participa de duas atividades da Conferência de Música e Inovação. Na quinta-feira (9), Melina integra a mesa “Todas unidas pela música”, ao lado de Estrela Leminski (FIMS), Eli Moura (Festival Convida), entre outras convidadas (confira a programação completa abaixo). No dia seguinte será a vez de falar sobre a importância de redes colaborativas na internacionalização de carreiras artísticas, com Paulo André, o compatriota e curador musical Eduardo Bavorovsky e mais. Em contato com o Rifferama, Melina Delfino destacou os benefícios dessa troca entre de pessoas de culturas diferentes que trabalham com o mesmo objetivo.

— Os profissionais culturais e empresários que trabalham na indústria da música encontramos nesses espaços a possibilidade de intercâmbio de ideias que fluem em corredores musicais que viabilizam a mobilidade musical. Em eventos como esse são desenvolvidos projetos colaborativos, nas rodadas de negócio são discutidos projetos musicais e artísticos e também as diversas possibilidades de contratação e internacionalização artística. O TUM Festival é um projeto com cinco anos de trajetória que cresceu muito e tem um alto ponto de impacto, pois está em uma cidade estratégia para outras feiras e programadores, não só para o Brasil, pelo seu valor cultural e turístico. Além de movimentar a economia, o TUM permite que a enorme quantidade de festivais, plataformas e feiras que existem no Brasil, um mercado tão amplo, que está em expansão, como na América Latina, possam ser viabilizados para fora.

Programação Conferência de Música e Inovação

9 de novembro (Quinta-feira)

9h30 – Boas-vindas TUM Festival (Hotel Faial, evento para convidados)

13h – Abertura do credenciamento (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h – Workshop “Construindo laços virtuais: Estratégias de redes sociais”, com Raphaela Gomes (Sala Oficina 01)

14h às 16h – Workshop “Construindo estrelas”, com Geovane Bento (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

15h às 17h – Sustentabilidade na economia da cultura: As estratégias de festivais e feiras criativas. Convidados: William Mendonça, Eli Moura, Gabriel Bibi, Max Viana, Barral Lima, Soraia Ferreira e Ivanna Tolotti. Mediação: Val Becker (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

15h10 às 17h10 – Workshop “Boas práticas no backstage! As habilidades essenciais de um roadie profissional”, com Alexandre Ribeiro (Sala Oficina 01)

16h15 às 19h – Workshop “Como viver exclusivamente da música (e parar de ter um hobby caro para criar um negócio lucrativo”, com Jacques Figueras (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

17h às 19h – Jornalismo musical: Quais os desafios de curadores artísticos e pesquisadores musicais na era da Inteligência Artificial? Convidados: Juarez Fonseca, Marta Schmitt, Chris Fuscaldo e Kamille Viola. Mediação: Paulo Almeida (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

17h30 às 19h30 – Workshop “Música na estrada: construindo sua lógica e relacionamentos em turnê”, com Fabiana Lian (Sala Oficina 01)

19h às 21h – Todas unidas pela música. Convidadas: Estrela Leminski, Kika Simone, Melina Delfino, Daniela Medrano e Sheila Bonino. Mediação: Eli Moura (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

10 de novembro (Sexta-feira)

10h – Café e letras (Hotel Faial, evento para convidados)

13h – Abertura do credenciamento (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h30 – Direitos autorais: Desafios da regulação da Inteligência Artificial. Convidados: Francisco Carvalheira e Alexandre Pesserl (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h30 – Workshop “Como criar anúncios publicitários desde o Ads Manager de Meta”, com Pedro Bandera (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

14h às 16h30 – Workshop “Produção musical: uma prática em debate”, com Marcelo Fruet (Sala Oficina 01)

15h40 às 17h10 – Importância de redes colaborativas na internacionalização de carreiras artísticas. Convidados: Sheila Bonino, Melina Delfino, Edu Bavorovsky, Giorgio Varas, Roberto Rossotto, Téo Ruiz e Paulo André. Mediação: Fernando Sousa (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

15h40 às 17h10 – Workshop “Saindo da sombra do digital: A importância do palco e suas conexões numa carreira musical de sucesso”, com Barral Lima (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

16h45 às 17h45 – Workshop “Desenvolvendo uma identidade artística de sucesso”, com Dre Ferreira (Sala Oficina 01)

17h20 às 19h – Questões climáticas na indústria da música. Convidados: Aslak Oppeboen, Klauss Pereira e Neide Schulte. Mediação: Fernando Sousa (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

19h às 21h – Território e a construção do coletivo e dos movimentos culturais. Convidados: Ana Laura Diaz e Eva Figueiredo. Mediação: Pena Schmidt (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

11 de novembro (Sábado)

9h30 às 14h – Rodada de negócios (Hotel Faial)

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *