alwinmonteiro-rifferama

Valerie Sounds: uma gravadora e editora parceira do artista

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O produtor musical e engenheiro de mixagem Alwin Rhomberg Monteiro, de Florianópolis, é um dos nomes mais conhecidos do mercado de áudio no país. Já produziu, mixou e masterizou fonogramas de nomes como MV Bill, Tuyo, Mussa (Mussoumano), entre outros, e é fundador da OSSIA, que tem um canal com 77 mil inscritos e mais de quatro milhões de visualizações no Youtube. Com 15 anos de experiência na área, Monteiro sabe que ter uma gravação de qualidade é apenas o ponto de partida na carreira de um artista ou uma banda. O trabalho principal vem depois. Pensando nisso, o empresário criou a gravadora e editora Valerie Sounds.

O objetivo da Valerie é fomentar o mercado da música em Santa Catarina. Segundo o engenheiro de mixagem, existe uma dificuldade em se ter um processo fluido de produção fonográfica no estado em geral, e a gravadora surgiu para centralizar toda a cadeia: gravação, videoclipe, foto, marketing. Atualmente, o selo trabalha com sete artistas, incluindo as cantoras Kia Sajo e Yanna, que já divulgamos por aqui. Além de fazer toda a parte de promoção de um lançamento, Monteiro explica que, como também é uma editora, a Valerie cuida das obras, ou seja, arrecada os direitos que são pagos para os autores pela execução pública dos fonogramas (bares, restaurantes, shows, etc.), que muitos deixam de receber por não ter conhecimento.

— A Valerie é um selo da nossa gravadora, que trabalha com música dos gêneros pop, R&B e rap. Podemos fazer um selo de jazz depois ou termos vários selos dentro da gravadora. A gravadora cuida do fonograma, que é aquela gravação, aquele áudio, aquele arranjo específico. A editora garante que os direitos das obras sejam pagos aos autores. A gente vai ajudar o artista na divulgação do fonograma, dar dicas sobre comunicação, redes sociais, mas também fazemos toda a produção. A ideia é ter uma instituição que fala “isso pode funcionar”, servir de referência e uma base para os artistas, mas antes construir toda uma jornada de entrega.


Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *