jacksoncarlos-rifferama

Jackson Carlos une som e artes plásticas no projeto Bordões

O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo. Contribua


O guitarrista e produtor musical Jackson Carlos, de Blumenau, é conhecido por sua versatilidade. Na sua discografia constam álbuns com o baixista Caio Fernando (jazz), com a percussionista Mayla Valentin (MPB) e com a banda Malungo (samba-funk), além do seu trabalho solo. Neste ano, o artista lançou o projeto Bordões, viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. São quatro composições que ganharam releituras criadas pelos artistas plásticos Jean Tomedi e Felipe Coff, apresentando um outro olhar para as músicas, que foram mixadas e masterizadas por Gabriel Reinert.

Além das faixas, disponibilizadas nas plataformas digitais, Jackson Carlos (à direita na foto) organizou quatro lives no seu Instagram para falar dos processos criativos e desenvolvimento das obras do projeto, nos dias 25 e 26 de fevereiro e 2 e 3 de março, com a presença da dupla. Jean Tomedi ilustrou as canções “Thí” e “Sáara”, enquanto as artes de “Aurora” e “Geppetto” ficaram a cargo de Felipe Coff. Segundo o músico, o título Bordões faz referência aos instrumentos de cordas usados neste trabalho: guitarra, violões de cordas de aço e nylon e baixo.

— Bordões é um modelo de processo criativo que estimula o olhar para além da música, retratando a essência de cada composição através dos sentidos. As artes visuais são extensões importantes no conceito artístico do projeto e os artistas envolvidos ilustram de forma sensível as canções. O objetivo desse trabalho, além de fomentar a produção musical autoral, com base em pesquisa artística e interação entre arte sonora e plástica, é de trazer experiências e conteúdos para o acervo de produção musical e artística de Blumenau.





Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *