brunomadeira-rifferama

Bruno Madeira exalta a música da América Latina em “Colunas”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O professor e pesquisador Bruno Madeira tem uma extensa carreira acadêmica e também como solista, com artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, e sendo convidado para realizar apresentações e masterclasses em universidades, conservatórios e festivais. Bacharel, mestre e doutor em Música pela Unicamp, o violonista rodou o Brasil e passou por países das Américas e Europa tocando em mostras, seminários, salas e séries de concertos, tendo recebido prêmios por aqui, como no Concurso Nacional Villa-Lobos (melhor intérprete), e no exterior. No dia 1º de abril, o músico lançou o seu primeiro álbum, “Colunas”, com quatro peças de compositores latino-americanos: Leo Brouwer (Cuba), Carlos Rafael Rivera (Estados Unidos/Guatemala), Maria Ignez Cruz Mello (Brasil) e Manuel Ponce (México).

“Colunas” é parte de um projeto realizado pelo ProAC (Secretaria de Cultura e Economia Criativa/Governo do Estado de São Paulo), que abrange o registro audiovisual do repertório para veiculação na plataforma #CulturaEmCasa. Produzido por Henrique Caldas e com mixagem e masterização de Ricardo Marui, o álbum traz o instrumentista sem nenhum acompanhamento, apenas dedilhando o seu violão por melodias e ritmos que nos levam para as ruas de Havana, como na suíte “La ciudad de las columnas”, ou para Florianópolis, como nas duas faixas de “Desterro”, ambientada na terra natal de Bruno Madeira. Em contato com o Rifferama, o músico falou sobre a escolha do repertório e a importância desse trabalho para a sua carreira.

— Esse álbum é um resultado de vários anos estudando esse repertório, a música latino-americana sempre me chamou a atenção. A “Sonatina Meridional” do Ponce, por exemplo, é uma que eu toco há quase 15 anos, e sempre com um detalhezinho a mais pra resolver! As interpretações vão amadurecendo com o tempo, e tê-las registradas nesse álbum me deixou muito feliz. O repertório foi gravado sem amarra nenhuma na escolha, são todas músicas que eu adoro, obras de excelentes compositores. A obra do Brouwer é um monumento, um tema com variações que vai passeando por Havana, a “Cidade das Colunas”. Vindo de Cuba para o Brasil, tem ‘Desterro’, da Maria Ignez Cruz Mello, que retrata Florianópolis. Ainda tem uma excelente composição do Carlos Rafael Rivera (que ganhou um Grammy pela trilha sonora de “O Gambito da Rainha”).

Ficha técnica

Bruno Madeira: violão (Martin Woodhouse 2004, Augustine Regal Blue)
Henrique Caldas: produção musical e edição
Ricardo Marui: mixagem e masterização
Felipe Rinke: engenharia de som e vídeo
Julian Brzozowski: design gráfico
Daniel Cornejo: produção executiva

Foto: Juliana Hilal

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *