robertinhosilva-rifferama

Carlinhos Ribeiro grava álbum com o lendário Robertinho Silva

O músico Carlinhos Ribeiro (Uniclãs, Música Orgânica e Sarau Afro-açoriano) está neste momento no estúdio Café Maestro, em Itajaí, realizando um sonho. Acompanhado pelo lendário Robertinho Silva, de 76 anos, o percussionista trabalha na produção do álbum da dupla, que terá a participação do vencedor do Grammy Alegre Corrêa e do acordeonista Bebê Kramer. O disco, que será chamado “Estações”, tem previsão de lançamento para ainda este ano.

Os dois se conheceram no Festival de Música de Itajaí de 2003 e, desde então, a ideia de gravar um trabalho de percussão juntos sempre entrava em pauta nas vezes em que dividiram o palco. “Estações” é baseado nos conceitos da Teoria dos Cinco Elementos (água, fogo, madeira, metal e terra), da medicina tradicional chinesa, que prega que cada elemento natural corresponde a uma estação, um cheiro, uma nota musical e outros aspectos. Segundo Ribeiro, a ideia tem como motivação a crença que ele próprio tem no poder da música.

– Nós (artistas) somos um canal à serviço da música, que tem um poder muito forte de agregação, de fazer o bem, de tocar as pessoas. Acredito muito na música como um canal energético de cura e estou imensamente feliz de realizar esse projeto. O Robertinho é uma referência mundial na questão dos ritmos, na percussão. É uma honra que a vida está me dando, sem dúvidas.

Profissional desde os 15 anos de idade, Robertinho Silva é conhecido pela sua longa parceria com Milton Nascimento, que durou 25 anos. O carioca é creditado em mais de 200 álbuns, com destaque para trabalhos com Tom Jobim, Chico Buarque, Marcos Valle, Egberto Gismonti e o próprio Bituca. Na década de 1970 viveu nos Estados Unidos e tocou com artistas como Wayne Shorter, Ron Carter, George Duke, Sarah Vaughan, o maestro Moacir Santos e muitos outros.

Foto: Isadora Manerich

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *