expressorural-rifferama

Expresso Rural revira baú de canções em álbum de inéditas

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em 2020, os fundadores do Expresso Rural, Zeca Petry (voz, violão, banjo e guitarra) e Daniel Lucena (voz e violão) começaram a trabalhar em um novo álbum do grupo. No mesmo ano, no dia 16 de dezembro, Lucena, principal compositor da banda, faleceu em decorrência de um câncer no fígado. Coube ao grande parceiro Petry seguir em frente e finalizar o trabalho, que será lançado durante 2023 no formato de singles. O álbum “Na estrada” traz dez canções, sendo nove inéditas e uma regravação. Além de Zeca Petry, atualmente o Expresso Rural conta com Jack Moa (violão e voz), Robson Dias (baixo e voz), Luciano Nogueira (teclados e voz) e Ricardo Malagoli (baterista). Até o momento já foram divulgadas três músicas, sendo “Ilha”, apresentada na última quinta-feira (23), aniversário dos 350 anos de Florianópolis. A faixa, composta por Gazu e com participação do próprio, tem letra de Daniel Lucena e ganhou um videoclipe dirigido por Antonio Rossa e Jorge Daux — o audiovisual será liberado nos próximos dias no canal do Youtube do quinteto.

Além de “Ilha”, o Expresso Rural também lançou “Paraíso”, outra canção com clipe assinado pela dupla Rossa e Daux, e “Jurerê”, de autoria de Kleiton & Kledir, que ofereceram a música para o grupo e emprestaram as suas vozes. Produzido por Marcio Pimenta, “Na estrada” ainda terá outra parceria de peso que vem sendo mantido em segredo pela banda. O último registro com faixas inéditas tinha acontecido em 2017, com o DVD ao vivo com a Camerata Florianópolis, quando o Expresso Rural tocou “Brincadeiras de quintal”, “Nosso tempo foi assim” e “Reggae na casa amarela”, que apesar de ser uma canção de Daniel Lucena, nunca tinha sido gravada pelo grupo. Em contato com o Rifferama, Zeca Petry revelou que parte do repertório consiste em composições do começo dos anos 80, suas e de Lucena, e comentou sobre o momento de colocar um novo trabalho no mundo e seguir honrando o legado do amigo.

— “Na estrada” é um trabalho realmente de inéditas, embora a gente tenha ido buscar lá no fundo as músicas do começo, que não foram gravadas naquela época, mas que a gente vai vendo a construção e a beleza com o tempo. Talvez na época a gente não tinha a maturidade para entender. “Ilha” é uma letra que o Daniel Lucena fez no hospital e pediu para entregar para o Gazu, que acabou fazendo uma música maravilhosa e me ligou convidando o Expresso Rural para gravar. Ele teve uma responsabilidade muito grande de fazer essa composição, mostrei para o pessoal e todos gostaram. Ela fala muito sobre a Ilha, as coisas do cotidiano. Esse momento novo é revigorante, apesar da falta do Daniel, talvez seja por ele isso, estamos fazendo um trabalho bem esmerado. É muito difícil fazer um trabalho que tenha a mesma qualidade daquilo que ele já compôs, mas pegamos as melhores músicas que a gente tinha e fomos para o estúdio.



Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *