fantasticocaramelo-rifferama

Fantástico Caramelo adiciona novas influências em 2º álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A Fantástico Caramelo extraiu tudo o que pôde do primeiro disco, “Em quatro três dois”, lançado em outubro de 2021. A banda de Rio do Sul, formada por Nayara Lamego (voz), Henrique Marquez (guitarra), Gabriel Alves Silveira (guitarra e sintetizador), Diego Pereira (baixo) e Marcelo Sutil de Andrade (bateria), fez material audiovisual para sete das oito faixas, gravou uma live session postada no canal do Youtube do grupo e também nas plataformas digitais no ano seguinte, e ainda fez cópias em CD, vinil e cassete do trabalho. Para o segundo registro de estúdio, “Nas colinas astrais”, que chega em agosto, foi gravado no Nico’s Studio, em Curitiba (PR), por onde passaram nomes como Terno Rei e Jovem Dionísio, e apresenta novas referências sonoras que foram somadas ao rock alternativo e psicodélico praticado pela Fantástico Caramelo. O álbum foi produzido por Rafael Rossetto, com mixagem de Vinícius Braganholo e Rafael Rossetto e masterização de Vinícius Braganholo. O projeto gráfico é assinado pelo ilustrador Grazzus Cunha (Vince).

Os dois singles que foram divulgados até o momento já adiantam parte das misturas que a banda vem fazendo. “Alquimia”, publicado em 19 de janeiro, é a canção mais longa do grupo, com quase seis minutos de duração, e traz influências da música brasileira, mas carrega forte na psicodelia, sendo guiada pelo sintetizador. Já “Goteira do amor”, lançada na última sexta-feira (16), vem numa pegada oitentista, meio pós-punk e com elementos do reggae no caldeirão sonoro. “Nas colinas astrais” ainda passeia por outros gêneros como bossa nova, surf music e blues. O lançamento mais recente se conecta com o passado da banda, já que, a exemplo de “Pura conexão”, single de estreia do quinteto, é cantada em português, espanhol e inglês. Em contato com o Rifferama, a cantora e compositora Nayara Lamego falou sobre o direcionamento musical de “Nas colinas astrais”.

— Nosso novo disco é mais maduro. Experimentamos mais os sintetizadores nesse momento e cada faixa tem uma peculiaridade, é uma surpresa, mas o DNA Fantástico Caramelo é notável do início ao fim do álbum. “Alquimia” é quase um filme, dividida em momentos, a gente entrou na psicodelia, com influência de Pink Floyd, Radiohead e pitadas de música popular brasileira. “Goteira de amor” foi para uma linha mais pós-punk, com referência de New Order, um eletrônico totalmente orgânico com bateria, baixo, guitarras e sintetizador, não fizemos nada no computador. A letra passa uma ideia melancólica, mas a música é mais dançante, trouxemos o reggae também. Ela nasceu num dia chuvoso e fala sobre escolhas, de cortar o mal pela raiz, desviando de amores rasos, sem futuro, que parecem promissores. Eu adoro essa música, apesar da melacolia, ela te faz dançar e curtir a vibe. Isso é incrível pra mim.

Ficha técnica

Composição: Nayara Lamego e Henrique Marquez
Arranjos: Fantástico Caramelo
Vocais: Nayara Lamego
Guitarras: Henrique Marquez e Gabriel Alves Silveira
Sintetizador: Gabriel Alves Silveira
Baixo: Diego Pereira
Bateria: Marcelo Sutil de Andrade
Produção musical: Rafael Rossetto
Técnico de gravação: Álvaro Paz
Mixagem: Rafael Rossetto e Vinícius Braganholo
Masterização: Vinícius Braganholo
Produção executiva: Nayara Lamego e Henrique Marquez
Capa: Grazzus Cunha
Fotógrafo: Eduardo Pasqualini
Maquiador: Gustavo Gutz

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *