imani-rifferama

“Imani: Força e fé”, música, política e afeto que conectam

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone

Contribua


Addia Furtado, ANIS, Dandara Manoela e Marissol Mwaba, integrantes do Grupo IMANI (significa fé na língua swahili), já tiveram os seus caminhos cruzados em momentos diversos. Dandara e Marissol chegaram a ter um projeto juntas, Mwangaza, e encantavam na genial Orquestra Manancial da Alvorada, que eventualmente contava com a participação de Addia nos shows. Já ANIS, que lançou o seu primeiro single em 2021, foi uma das estrelas do clipe/manifesto “Pretas Yabás” (2020), de Dandara. Juntas, essas quatro mulheres e artistas negras geraram um trabalho que deve ser celebrado.

Produzido por Dessa Ferreira, que somou forças ao quarteto na percussão e no coro, “Imani: Força e fé” foi gravado entre os dias 25 e 30 de janeiro, numa casa no Morro das Pedras, em Florianópolis, e envolveu um time de primeira: captação, mixagem e masterização de Rafael Pfleger, arte de François Muleka, projeto gráfico de Leo Saconatto, produção executiva de Renata Schlickmann e equipe de apoio com Gutcha Ramil, Leonor Scola e Natália Livramento. O álbum foi lançado no dia 18 de junho e viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2020.

“Imani: Força e fé” abre com “Guiança”, uma introdução marcada por uma narração de Addia Furtado, mestre de cerimônias do grupo e conhecida pelos discursos fortes, além de ser uma grande percussionista. Addia retorna em “Imani I”, bradando contra o machismo, o racismo e qualquer tipo de opressão. Apesar da potência do que é dito, a faixa tem um refrão colorido pelas vozes harmoniosas das suas integrantes. A união desses talentos criou uma música rica e vibrante, com os variados instrumentos de ritmo dando suporte para uma lírica que não esquece da importância do afeto no mundo de hoje.

Se for para apontar um ponto de destaque no álbum para além da musicalidade exuberante que salta aos ouvidos em músicas como “Festejo” e “Auê”, seria o significado da reunião dessas mulheres cantoras, compositoras e instrumentistas. IMANI é um projeto mais do que necessário para Santa Catarina e para o Brasil, e “Imani: Força e fé” é um trabalho poderoso (não só musicalmente), com potencial de transformar o seu entorno e de quem o acolhe. Para se ouvir como uma oração.

Ficha técnica

IMANI: Addia Furtado, ANIS, Dandara Manoela e Marissol Mwaba
Produção musical e participação especial: Dessa Ferreira
Produção executiva: Renata Schlickmann
Captação, mix e master: Rafael Pfleger
Arte: François Muleka
Projeto gráfico: Leo Saconatto
Equipe de apoio: Gutcha Ramil, Leonor Scola e Natália Livramento

Foto: Thiago Pinho

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *