leandrofortes-rifferama

Leandro Fortes divulga a primeira música do projeto “Diagonal”

O guitarrista Leandro Fortes lançou nesta terça-feira (3) o vídeo da música “Vamos em frente”, gravado ao vivo no La Madre Studios, em Florianópolis. A composição faz parte do projeto “Diagonal”, seu primeiro trabalho autoral solo desde o álbum “Escolhas”, de 2012. São oito faixas no total, que serão disponibilizadas a cada 15 dias. O show de estreia desse material está programado para o dia 3 de maio, no SESC Prainha.

Ao contrário de “Escolhas”, que teve a participação da lenda Hermeto Pascoal e 27 músicos  envolvidos na gravação, “Diagonal” tem uma banda base formada por Sebástian Cavallaro (sax alto), Larissa da Costa Novo (flauta), Tácio César Vieira (cello), e os parceiros de longa data Rafael Calegari (baixo) e Mauro Borghezan (bateria). A ideia por registrar o projeto em vídeo se deu, segundo Fortes, para se adaptar às novas mídias.

– Fiquei na dúvida se fazia disco, mas acho que é uma nostalgia. Já foi. Ninguém mais ouve, a galera não tem nem onde tocar. O vídeo se tornou muito parte do dia a dia das pessoas. Há dez anos ninguém assistia muito, na Internet não tinha nada, mas hoje é comum. Além disso, tudo ao vivo, com vazamentos, é muito mais quente do que gravar em estúdio, em salas separadas. A responsabilidade da execução é maior, também. Se você errar dá o maior transtorno.

Um dos grandes nomes da música instrumental feita em Santa Catarina, com álbuns lançados por Quarteto Rio Vermelho, Orquestra Acadêmica UDESC e Alujazz, o guitarrista acredita que este segundo trabalho solo apresente uma proposta mais madura. A sonoridade de “Diagonal” é mais diversificada do que no ótimo “Escolhas”, em grande parte por contar com os mesmos músicos em todas as composições.

– É outra coisa que quis fazer bem diferente do meu primeiro trabalho, onde tem quase 30 músicos tocando. Mais de cinco anos se passaram, então, naturalmente é um trabalho mais maduro. Tem músicas simples, outras mais complicadas, umas mais latinas, outra mais brasileiras e muitos contrapontos. Essa mistura do sax, cello e flauta trouxe um colorido especial. Não é muito comum ter um cello nessa formação. Isso abriu muitas possibilidades para os arranjos.

“Diagonal” teve Júlio Lemos como técnico de som, Cinese Filmes na produção de vídeo, Gabriel Ornellas na cinematografia, Carlos Lenine como cinegrafista e Paty Aro na direção de arte. A mixagem e masterização ficaram a cargo do ValveState Studios e todas as composições foram escritas, arranjadas e produzidas por Leandro Fortes.

Foto: Volo Filmes

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *