nessaonda-rifferama

Nessa Onda lança single cantado em criolo com Marissol Mwaba

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A cantora e compositora Vanessa Tavares Silva deixou Cabo Verde em 2018 para estudar Enfermagem na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A artista já era envolvida com música no arquipélago, tendo participado de concursos, mas se profissionalizou mesmo neste ano, com o lançamento de quatro singles sob o nome de Nessa Onda. O último single, “Feeling the Vibe”, que saiu no dia 14 de setembro, tem uma história curiosa. Nas férias da faculdade, Vanessa foi a São Paulo gravar com o seu produtor, JaxOnTheBeat, natural da Guiné, e acabou conhecendo Marissol Mwaba, que foi convidada para visitar o estúdio com o seu irmão François Muleka. A conexão foi imediata e no mesmo dia as duas escreveram a música, que é cantada em inglês e criolo e traz um ritmo dançante, que reflete o encontro das artistas naquela tarde ensolarada de janeiro.  

Antes de produzir as suas músicas, Nessa Onda criava conteúdo para o público de Cabo Verde, fazendo versões de músicas da sua terra em estilos diferentes. Sempre cantando em criolo, o que traz uma originalidade para as composições que a artista vem criando. Atualmente, Vanessa está preparando um álbum para ser lançado no primeiro semestre de 2024. O nome artístico, certamente, vem do apelido, que era como se apresentava (Nessa Silva) nas redes sociais, mas o Onda veio após ter recebido muitos comentários nas lives que fazia cantando em que as pessoas se sentiam “navegando com a Nessa”, no sentido de acompanhar as viagens musicais que ela se propunha a mostrar para o público. “Nessa Onda se define pelo fato de eu não estar estática, me movimento com estilos, projetos e muitas coisas. Coloquei esse nome brincando e acabou definindo muito como sou”, afirmou. Em contato com o Rifferama, a artista falou sobre o encontro com Marissol Mwaba que gerou “Feeling the Vibe”.

— O Jax trabalha como músico e engenheiro de áudio em São Paulo, está aqui há sete ou oito anos, e ele me convidou pra fazer parte da produtora dele. Ele conheceu a Marissol em um show e nas férias de verão fui para lá fazer algumas produções com ele. Calhou que eu estaria no dia em que ele chamou a Marissol e o François para conhecer o estúdio. Foi harmonia de primeira, a gente se conectou muito, pela similaridade dos gostos musicais, do fato de sermos do continente, temos muita coisa a partilhar. A gente se gostou bastante à primeira, parecia que nos conhecíamos há muito tempo. Não estabelecemos um tema ou estilo musical, “Feeling the Vibe” é um zouk antilhano, a música explica mais ou menos como foi esse encontro, de querer se divertir e dançar ao som de música. A Marissol tem muita facilidade com línguas e cantou como sempre soubesse criolo. Tudo aconteceu rápido, teve muita afinidade pessoal. A música ficou gostosa pelo fato de termos nos dado tão bem.

Foto: Matheus Oliveira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *