somaa-rifferama

Nostalgia, discos e heavy metal: o novo single do Somaa*

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse


“Discos de Heavy Metal”, lançado na última sexta-feira (28 de abril), é o terceiro single que o Somaa libera do seu segundo álbum, “Antena”: “O buraco mais bonito da cidade” saiu em fevereiro e “Alívio” em março. O sucessor de “O mundo quer te enganar”, eleito um dos melhores trabalhos de 2018 pelo Rifferama, foi captado entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 no Estúdio Costella, em São Paulo, com gravações adicionais no Toca 88, em Joinville. A produção e mixagem é de Gabriel Zander, com co-produção do vocalista e guitarrista Rafael Zimath. O trio ainda apresenta outras três faixas antes de divulgar o disco completo em julho. Confira o texto que o músico e produtor Alexei Leão escreveu sobre “Discos de Heavy Metal” a convite da banda.


*por Alexei Leão

O Somaa é um trio de Joinville formado por três músicos conhecidos do cenário independente de Santa Catarina: Rafael Zimath (voz e guitarra), Nedilo Xavier (baixo) e Tiago Luis Pereira (bateria e voz). “Discos de Heavy Metal” é a nova música do trio. A gravação consegue o raro feito de ser pesada e limpa ao mesmo tempo. Os arranjos e produção chamam atenção pela qualidade, já na primeira audição. O som passeia entre o rock alternativo, stoner e, por que não? Metal!

Quando bem jovem, ali aos 12 ou 13 anos, o ato de entrar numa loja de discos representava sempre um evento. Pouco importava se era uma grande rede ou um sebo, um estabelecimento de novos ou usados. Passar horas olhando os discos nos expositores, observando atentamente as artes das capas, sem ter algo específico na cabeça esperando até que alguma “batesse”, um ritual (ou vício) que só crescia em mim. Estamos falando de uma época na história humana em que não havia informação, não havia internet, então a arte, a capa de um disco, era a primeira impressão que se tinha sobre a banda e ali, naquelas estantes, começava a se forjar o meu gosto musical e também o meu caráter.

O heavy metal me salvou, sim, de modo que é impossível não me identificar diretamente com a primeira frase dessa música nova do Somaa. Bem longe do conservadorismo burro que atualmente acomete a uma grande parcela dos fãs do estilo, os discos de heavy metal foram só a porta de entrada para um novo mundo, de saber lidar com diversidades e adversidades e, também, um caminho sem volta pra ser sempre taxado de “diferentão” (ainda bem!). Dentro deste conceito entra “Discos de Heavy Metal”. A faixa traça um paralelo com a quebra de paradigmas de uma realidade de alguém que teve nos discos a chance de se “rebelar” e de buscar um caminho diferente, mesmo tendo vindo do interior e estar rodeado por uma sociedade branca de classe média, no meu caso.

Talvez um pouco dessa magia tenha se perdido. Assim como diz a letra da música: “ninguém vai mais comprar os meus discos”, ninguém mais vai andar o mesmo caminho. E esse “heavy metal”, aqui usado como uma espécie de metáfora já que poderia ser punk, hardcore, indie rock… e que parece mais não interessar aos jovens, chamou a atenção do meu “eu” pré-adolescente e moldou o desenrolar da minha vida, assim como a de muitos outros. Se ficar por horas numa fila de um show não traz mais nenhuma emoção à parte das novas gerações, o que nos resta é acreditar que a história é cíclica e torcer para bandas como o Somaa continuem fazendo grandes músicas como “Discos de Heavy Metal”.

Foto: Fernando Dall’Acqua

*Alexei Leão é cantor, compositor e produtor musical que vive em Setúbal, Portugal. Ex-Stormental, atualmente lidera o projeto XEI & Sons In Black

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Excelente som!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *