omaiorclichedomundo-rifferama

O Maior Clichê do Mundo experimenta o novo em “Fragmentado”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Desde o primeiro EP, “Florescer”, divulgado em 2017, O Maior Clichê do Mundo, duo formado pelos irmãos Lucas (bateria e voz) e Guilherme Manenti (guitarra e voz) em Criciúma, vem empilhando trabalhos de qualidade, sempre atento às tendências do mercado da música independente. A cada novo lançamento os catarinenses vêm incorporando novos elementos e pessoas para atualizar a sua sonoridade, que é baseada no indie rock. Atualmente, a dupla está em fase de finalização do terceiro EP, “Fragmentado”, que já tem três singles disponibilizados nas plataformas digitais: a faixa título, que saiu em setembro do ano passado e tem a participação de Victor Pradella, produtor do projeto, “Inimigo no espelho” (outubro de 2022), e a mais recente “Temporal” (fevereiro), que traz um videoclipe filmado por Kado Fueta durante a turnê que o grupo fez por São Paulo ao lado da banda A Trilha.

“Fragmentado”, que ainda tem outras duas canções no forno, “Inteiro” e “Completo”, deve ganhar as redes na metade do segundo semestre. O Maior Clichê do Mundo ainda planeja fazer um audiovisual para “Inimigo no espelho” e lançar versões acústicas para as músicas, padrão adotado para os últimos singles. O novo EP traz uma sonoridade mais de banda, com baixo, solo de guitarra com slide, e também se aproxima do eletrônico, com beats e sintetizadores, que ficaram a cargo de Pradella e de Elieser de Jesus — a mixagem e masterização do material é de Gabriel Reinert, do Silver Tape Studio. Em contato com o Rifferama, o vocalista e guitarrista Guilherme Manenti falou sobre as experiências musicais realizadas em “Temporal” e já adiantou novidades do duo, que está trabalhando no repertório do que pode ser o primeiro álbum do grupo, de até oito faixas.

— No primeiro EP fizemos um trabalho bem orgânico, power trio, no meio desses dois EPS lançamos vários singles experimentais, introduzindo essa parte mais moderna. No single “Fragmentado” voltou um pouco a parada de ser mais banda, mais rock, “Inimigo no espelho” já tem muita cara eletrônica, com bastante fuzz, oitavador e synths. A participação do Elieser de Jesus, que é amigo do Vitinho (Pradella), foi incrível. Faltava alguma coisa em “Temporal”, ela estava pronta, mas faltava uma pincelada de alguém que conhece essa textura, ele fez o que a gente nem imaginava. Cada pessoa tem a sua forma de interpretar a música, agregou demais, vai pintando a música, faixa em cima de faixa. Temos algumas músicas novas no forno para produzir, vamos começar a lançar pro final de 2023, provavelmente será outro EP ou um trabalho mais completo.

Ficha técnica

Bateria e voz de apoio: Lucas Manenti
Guitarra: Guilherme Manenti
Baixo, guitarra, beats, synths, produção musical, arranjo e voz de apoio: Victor Pradella
Synths: Elieser de Jesus
Vozes: Guilherme Manenti e Victor Pradella
Mixagem e masterização: Gabriel Reinert
Design: Gabriel Estevão
Fotografia: Miguel Rosa
Selo: Habrok Music Gospel
Filmagem, VFXs e finalização: Kado Fueta
Fragmentado Tour: Realização Independente banda A Trilha

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *