julianagatto-rifferama

O rock nômade de Juliana Gatto no seu EP solo “Envelopes”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A cantora e compositora Juliana Gatto atua em diversas linguagens como a literatura e as artes plásticas, e essa pluralidade está presente em “Envelopes”, seu primeiro EP solo. Com uma sonoridade mais próxima do rock, a artista traz a experiência adquirida com o seu trabalho no duo Libélula em Verso, projeto de “música nômade” ao lado de Beli Bertalha que tem um álbum gravado e se notabiliza por tocar em espaços públicos como praças, ônibus, metrôs ocupações artísticas e tem uma turnê pelo estado e com show na Argentina no currículo. “Envelopes” foi contemplado pelo Prêmio Herbert Holetz, com patrocínio do FMAC (Fundo Municipal de Apoio à Cultura) da Prefeitura de Blumenau. Além do EP, Juliana ministrou quatro oficinas em escolas da rede pública de ensino e fez uma live session em formato acústico para o seu canal do Youtube.

Com cinco faixas, o material traz três canções assinadas por Juliana Gatto e outras duas escritas em parceria com Mirelle Correa e Marianela Mora. “Envelopes” tem produção musical, edição de áudio e efeitos sonoros da dupla Fabiano Sevegnani e Luciano Victorino da Costa, ambos da banda Pororoca, que também tocaram guitarra e baixo, respectivamente, e masterização de Rafael Tafner. Captado de forma remota, o EP, que saiu no dia 23 de setembro nas plataformas digitais, ainda conta com Denusa Castellain na flauta transversal e Ruan Rogê Mueller na bateria. As vozes foram gravadas na Fatec de Tatuí (SP), com a equipe de estudantes do curso de produção fonográfica e o lançamento foi feito pelos selos da Gravadora Experimental e Estúdio República, e a produção executiva é de Soila Freese e Mariana Leme.

— O álbum foi captado de modo remoto, optando por instrumentistas que gravassem em casa. As canções expressam minha forma de amar e de viver. Como percebo, experimento e busco as coisas. Apresentar meu lado multiartista, onde considero todas as expressões da arte como ferramenta de transformação. Meu desejo era expressar a potência da poesia em meu corpo, esse corpo que viaja, que sonha, que questiona através e com a arte. Levar o projeto para as escolas foi um alento. Falar de poesia, levar minhas referências literárias. Ouvir nas vozes das professoras sobre o que é poesia no cotidiano delas nos emocionou muito. Foi um desdobramento artístico surpreendente e marcante.

Ficha técnica

Produção musical, edição de áudio e efeitos sonoros: Fabiano Sevegnani e Luciano Victorino da Costa
Mixagem e masterização: Rafael Tafner
Voz: Juliana Gatto
Guitarra: Fabiano Sevegnani
Baixo: Luciano Victorino da Costa
Flauta transversal: Denusa Castellain
Bateria: Ruan Mueller
Captação das vozes: Bianca Almeida, Nathalia Mimi, Gustavo Mamesso
Participação especial na canção “Ar desejante”: Gabriel Strozi, Gustavo Mamesso e Mariana Leme
Estúdio da voz: Fatec | Gravadora Experimental
Diretor geral da Gravadora Experimental: José Carlos Pires Júnior
Engenheira de áudio: Bianca Almeida
Produção musical e assistente: Nathalia Mimi e Gustavo Mamesso
Gestora de carreira: Luana Muzille
Foto da capa do EP: Carolina Gabriela
Figurino: Veronika Karina Gatto Lopez
Selos: Gravadora Experimental e Estúdio República
Produção executiva: Soila Freese e Mariana Leme

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *