peda2-rifferama

Péda nos oferece a chave para abrir a gaiola da perfeição

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em junho de 2020, a cantora e compositora Péda (Andressa Oliveira) começou a divulgação do seu primeiro álbum, “Enamore-se”, com o lançamento do single “Abraço quentinho”. O trabalho fala sobre o seu processo de autoconhecimento desde que deixou a sua terra natal, Ceres (Goiás), e se mudou para Florianópolis, em 2018. Com produção de Indium, do estúdio Quartum Lab, o disco já teve outras cinco faixas apresentadas e aborda outros temas como diversidade e gordofobia. No dia 28 de janeiro, a artista liberou nas plataformas digitais a última amostra do material, “Cafuné de oreia”, que também traz um videoclipe dirigido por Cristian Wilson. A música, como descreve a autora, que também é produtora cultural e professora de canto, “é serenata de gente aberta para si e para o outro. É passe livre para ser emocionado, sem rótulos e entregue, se recíproco for”.

“Enamore-se”, que ainda tem duas poesias e uma faixa para serem divulgadas, é como uma autoterapia, um lembrete de Péda a si mesmo de tudo a que se dispôs a encarar nesse processo para se conhecer, se amar, se perdoar, é a exposição da sua própria vivência, para que pudesse ser ouvida e, compartilhando essas histórias, poder fazer a diferença em outras vidas. Andressa cresceu no interior de Goiás, num ambiente de igreja, opressão e muito preconceito, deixar esse lugar pra trás foi importante para se encontrar e se reconstruir. Musicalmente, o álbum traz as suas raízes, tem samba, canções com beat, tambor afro, mas também tem viola caipira e técnicas vocais sertanejas. Em contato com o Rifferama, a cantora e compositora falou sobre a vinda para Floripa, o impacto que a pandemia teve na sua relação consigo mesma e o conceito do disco.

— É um momento de falar o que não consegui a vida toda, sobre ser lésbica e gorda. Tive que sair do ambiente tóxico que eu vivia para conseguir ser eu. Aqui encontrei Péda. Esse contato com a natureza me trouxe esse olhar pra dentro, o inverno traz esse recolhimento também. Vivi a solidão, que transformei em solitude, a única opção era olhar pra mim, no começo foi dolorido, mas depois fui gostando, nunca tive esse tempo comigo. Todo o projeto é sobre a minha vida. O que quero transmitir com a minha música é que as pessoas possam lembrar de se amar, de se acolher, de se perdoar, que as pessoas se encontrem no caminho, se descubram e comecem a se aceitar, se valorizar. É dar a chave para abertura da gaiola da perfeição. “Enamore-se” vem com as minhas raízes, o que tenho de referência no meu coração, do mais autêntico possível.

Ficha técnica

Letra e música: Péda
Produção: Indium (Quartum Lab)
Audiovisual: Cristian Wilson
Roteiro: Cristian Wilson e Péda
Ator convidado: Bhaskar
Capa/Ilustração: Talita Gregório

Foto: Sharlene Melanie

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *