pororoca-rifferama

Pororoca reflete sobre a busca do autoconhecimento em clipe

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A Pororoca, de Blumenau, tem uma trajetória recente, mas vem se destacando pelo trabalho de qualidade e pela abrangente paleta sonora. A música do quarteto, que é formada por Lúcio Locatelli (voz, guitarra e violão), Fabiano Sevegnani (guitarra, baixo e vocais de apoio), Luciano da Costa (baixo, trombone, programações e vocais de apoio) e Darlan Dias (bateria e percussão), passeia por gêneros como rock, reggae, rap, funk e salsa, com aquele toque de brasilidade, adicionando ritmos como samba e baião. O grupo divulgou em julho o seu último single, “Feito de caminho e caminhar”, que foi contemplado pelo Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, e lançado com direito a show no Teatro Carlos Gomes. Como contrapartida social, a Pororoca fez uma live com a equipe de produção do videoclipe e também organizou uma exposição itinerante e gratuita do audiovisual (mais making of) em espaços culturais da cidade.

Outra ponto que chama a atenção para a Pororoca é a capacidade de fazer o próprio trabalho com maestria. Na parte musical, a direção, mixagem e masterização é do vocalista Lúcio Locatelli, enquanto a produção de áudio, arranjos e programação têm a assinatura do quarteto. O clipe tem produção executiva da Mono, produção artística de Darlan Dias e Fabiano Sevegnani, direção e roteiro de Vanessa Neuber e animação de Vanessa Neuber e Diego Dambrowski. “Feito de caminho e caminhar”, segundo Locatelli, expressa a incessante busca interior do ser humano, na tentativa de compreensão do próprio eu. “Em uma sociedade que muitas vezes valoriza muito mais o ter do que o ser, a construção individual e social desse caminho revela o caráter humano na busca do autoconhecimento”, afirma.

Na vida, estamos em constante aprendizado. As escolhas que fazemos nos permitem adquirir novos conhecimentos e nos aperfeiçoarmos cada vez mais, num caminho interminável ao longo da vida. Assim, a canção versa sobre a importância do olhar para dentro de si, de como o cultivo de boas ideias possibilita a cada um de nós grandes transformações, afetando diretamente o mundo à nossa volta. É como num jogo de videogame, a vida é feita de muitas fases, de passagens e paisagens que estão em constantes transformações. Cada qual com seus respectivos personagens, pessoas que nos rodeiam e nos ajudam a construir nossa trajetória, numa busca eterna para sermos indivíduos cada vez melhores”, acrescenta Fabiano Sevegnani.

Ficha técnica

Composição, direção musical, mixagem e masterização: Lúcio Locatelli
Produção executiva: Mono Produções Culturais (Soila Freese)
Produção artística: Darlan Dias e Fabiano Sevegnani
Direção e roteiro: Vanessa Neuber
Animação: Vanessa Neuber e Diego Dambrowski
Arranjos, programação e produção de áudio: Pororoca

Foto: Laysa Moraes

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *