postalez-rifferama

Postalez leva a sua música para rua no projeto “Caminhantes”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

“Caminhantes” é um projeto do cantor, compositor e multi-instrumentista Daniel Postal com o produtor audiovisual Ismael Godoy. Munidos de uma câmera, um microfone, um fone de ouvido e um violão, a dupla foi para as ruas de Florianópolis gravar três canções do artista, que soma experiências diversas em bandas como Adam & Juliette, Orquestra Manancial da Alvorada, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração e Los Desterros (atualmente) — o músico também tocou com as cantoras Marissol Mwaba e Leticia Coelho. “Nada d+”, “Na cara do tempo” e “Tô pra andar” foram filmadas na esquina da Câmara de Vereadores, na Praça XV e na feira do Largo da Alfândega, respectivamente, e os vídeos disponibilizados no Youtube no mês de julho, enquanto os áudios foram extraídos para formar um EP para as plataformas digitais.

A sonoridade voz e violão do EP contrasta com os primeiros lançamentos do músico, que assina como Postalez no seu trabalho solo. “Vazante”, single divulgado em julho de 2021, por exemplo, é uma canção com elementos eletrônicos, diversos instrumentos e samples de música clássica brasileira. Em contato com o Rifferama, Daniel Postal afirma que “Caminhantes” tem esse formato por uma questão técnica e prática: era o jeito mais simples de ir para rua tocar, com todos os seus prós e contras. Sem mirar num ideal artístico, o compositor segue buscando uma expressão própria. O lançamento do EP trouxe novas perspectivas, incluindo o primeiro show solo, no dia 15 de outubro, na Caverna Bugio (Trindade).

— É inevitável querer ter uma sonoridade x ou y. Percebo que o caminho é não mirar onde quero chegar, mas observar ao meu redor. Não sei muito onde o meu som vai parar, estou tentando entender o que consigo fazer de melhor agora com as condições que tenho. O Ismael Godoy me mandou uma mensagem dizendo que queria testar uma câmera, ele já tinha me filmado na rua, algumas músicas ainda não estavam bem prontas, mas a rua recebe a gente para experimentar. É um retorno imediato, um público bastante amplo, foi um aprendizado muito intenso captar essa energia da rua. Optamos por usar os ruídos, os encontros, gente passando na frente, as coisas que não conseguimos controlar como efeito e estética. Não tentamos esconder ou achar um lugar mais silencioso e o resultado foi inspirador, com a música contribuindo para toda a movimentação da cidade.



Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *