logo-premio

Prêmio da Música Catarinense anuncia os indicados

O Prêmio da Música Catarinense é, sem dúvida, a maior iniciativa dos últimos anos no estado. Não pela “disputa” em si. Na minha opinião, todos que participam, são vencedores. O período que antecede o evento, a festa que acontece no Teatro Ademir Rosa (CIC) e o pós-evento trazem uma visibilidade enorme aos indicados. A votação foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (2).

São oito categorias: Melhor Videoclipe, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Melhor Álbum, Melhor Álbum Instrumental, Melhor Artista Solo, Revelação e Melhor Banda. Temos alguns favoritos, como o projeto Gazu & Iriê, com clipe dirigido por Antonio Rossa, premiado em 2015 com a Blame, e a Ponto Nulo no Céu, que foi eleita a melhor banda de 2014 e deve repetir a dose neste ano.

O único problema da edição de 2016, ao meu ver, é o prazo curto para votação. Uma semana é pouco tempo para os grupos e artistas se mobilizarem nas redes sociais. Outro ponto que pode ser estudado pela organização é a curadoria ter poder para indicar participantes, mesmo que não tenham sido inscritos. Categorias como Revelação sem Ricardo Ravel, Cantor sem François Muleka, que lançou um grande trabalho neste ano, ou melhor álbum sem “Pintando Quadros do Invisível”, da PNNC, perdem um pouco da força. Com essa sugestão, creio, o Prêmio da Música Catarinense seria mais justo.

Melhor videoclipe
Marujo Cogumelo – Papers
Magnólia – Cizânia
Gazu & Iriê – Nossa arma
Rizzih – Silabário
Chiqueti – De cara

Melhor Cantor
Leo Dressel
Ere Mar
Andreas Anderson
Anderson Oliveira
Dudu Fileti

Melhor Cantora
Silvia Abelin
Fernanda Rosa
Mari Monteiro
Natana Alvarenga
Cibele Mdaui

Melhor Álbum
Ana Paula da Silva – Raiz forte
John Mueller – Por um fio
Bandalheia – Além do normal
Joel Clasen – Essência
Léo Vieira – Um samba quente

Melhor Álbum Instrumental
Alujazz – Alujazz
Felipe Coelho – Hora Certa
Bruno Moritz – DVD Bruno Moritz
Thiago Bratti – The Happiest Day
André Scremin – Mysteries

Melhor Artista Solo
Gustavo Simão
Jack Tey
Ela Manô
Rizzih
Steffano Herrera

Revelação
Napkin
Carinae
Ultraverso
Sweet Dreamers
Regina Serafim

Melhor Banda
Don Capone
Blame
Marujo Cogumelo
Ponto Nulo no Céu
Skrotes

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *