ruanmueller-rifferama

“Sinestesia” e o ano de afirmação do baterista Ruan Mueller

O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone

Contribua


O ano de 2021 é um marco na trajetória do baterista Ruan Rogê Mueller. Integrante da Banda Municipal de Blumenau desde 2009, com dez DVDs no currículo, o instrumentista lançou três EPs neste primeiro semestre, todos viabilizados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, além da participação no projeto Fomento a Novos Artistas, e outras tantas gravações como músico contratado. Versátil, Mueller se destaca como um dos grandes bateristas da atualidade no estado, e vai do pop ao rock, passando pela música brasileira e ao som instrumental mais trabalhado do seu trabalho de estreia, “Sinestesia”.

Ao lado de Carlos Henrique Ventura (trombone) e Davi Carturani (guitarra, baixo, piano e produção musical), o baterista fez um EP acessível. Em contato com o Rifferama, Mueller disse que o objetivo foi criar músicas que todos possam consumir, inclusive quem não é familiarizado com a música instrumental. “Sinestesia”, que saiu também no formato audiovisual, com direção de Lucas Navarro, tem solo de bateria, claro, mas é focado na composição, com melodias cantaroláveis. E a parceria com Carturani no Estúdio Pistache, em Brusque, foi essencial para chegar no resultado obtido nas três faixas do material.

— Em 2017, quando estava no conservatório (de Itajaí) tive vontade de começar a registrar as minhas coisas, mas só em 2019 que comecei a gravar algumas ideias com o celular mesmo e fui subindo para a nuvem, pensando que o EP aconteceria um dia. A pandemia fez com que eu olhasse para esse material e me organizasse. Levei muita coisa para o Davi e trabalhamos juntos. Esse EP na verdade é 50/50. Ele que me deu chão para criar aquela história. Eu tinha muito na cabeça onde queria chegar, mas ele fez a parada acontecer junto comigo. O objetivo não foi deixar a bateria em primeiro plano, mas trabalhando para a música. É um objetivo bem difícil de alcançar, mas acho que encontramos um equilíbrio.


Confira o trabalho do baterista nos EPs da cantora Sara Duarte e da banda Karrie King


Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *