stellafolks-rifferama

Stella Folks grava em espanhol e prepara outras parcerias

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em 2006, Thiago Mates foi apresentado a uma música por Frederico Mendy após os dois assistirem a um jogo da Copa do Mundo. A canção, “Maria José”, nunca saiu da cabeça do vocalista da Stella Folks, que trouxe para os ensaios da banda durante a pandemia. A faixa quase chegou a entrar no EP “Venus em aquário”, lançado em 2022, mas ela ainda não estava pronta. Mates chegou a tentar traduzir a composição para o português, mas “Maria José” fazia mais sentido no espanhol, língua em que ela foi escrita — Mendy é uruguaio e morava em Florianópolis na época. A música ganhou mais uma parte e arranjo feito pelo grupo e foi captada no Bárbaro Estúdio por Maurício Peixoto, com mixagem e masterização de Alexei Leão. A produção do novo single, que saiu no dia 11 de abril, com videoclipe dirigido por Diego Stecanela, foi financiada via Lei Paulo Gustavo de São José, e como contrapartida, a Stella Folks faz show gratuito nesta quinta-feira (18) no Theatro Adolpho Mello.

“Maria José”, apesar de ser cantada em outra língua, preserva a identidade sonora da banda, que vem sendo lapidada a partir do primeiro álbum, homônimo, de 2019. Grande parte dessa construção se deve ao fato de o grupo ter mantido a mesma formação desde então: além de Thiago Mates, que também toca guitarra, A Stella Folks conta com Rafael Pollmann nas seis cordas, Raphael Faria no baixo e André Guesser na bateria e percussão. A incorporação dos ritmos brasileiros têm sido uma constante na música do grupo. Assim como “Maria José”, que tem uma sessão instrumental de samba no final, com participação de André FM na percussão, o quarteto já se aventurou pelo maracatu em “Não é poesia” e no afoxé em “Vênus em aquário”. Outro ponto recorrente é o gosto por trabalhar com parceiros de composição, opção que Mates explicou em contato com o Rifferama, além da decisão por gravar uma canção em espanhol.

Fiquei obcecado pela música desde que o Frederico me mostrou, ele cantou de um jeito tão genuíno. “Maria José” foi alguém na vida dele. A gente tentou fazer ela em português, mas a gente também pensou que tem tanta banda aqui que canta em inglês, que estamos rodeados de países que falam espanhol, aí rolou de uma forma natural. Eu compus uma parte B, os arranjos são nossos. O Frederico disse que a gente reconstruiu a música. A gente não pensa “vamos buscar um parceiro”. Gravamos duas músicas no Bárbaro Estúdio, “Maria José” e “Não há padrão”, uma parceria com o Fábio Poeta. Ele veio um dia com um poema que achava que era parecido com a Stella Folks, peguei aquele texto gigante, montei e fiz a música, um refrão também. Também fiz uma música inteira, melodia e harmonia, mas estava com dificuldade de escrever a letra, mandei para o Della (Aerocirco) e ele veio com a letra pronta. Esse lance das parcerias é natural, vai acontecendo e desenvolvemos tudo em conjunto.

Ficha técnica

Áudio

Engenheiro de gravação e sintetizador: Maurício Peixoto
Produção musical: Stella Folks
Mixagem e masterização: Alexei Leão
Letra e música: Frederico Mendy e Thiago Mates
Voz e guitarra: Thiago Mates
Guitarra: Rafael Pollmann
Baixo: Raphael Faria
Bateria e percussão: André Guesser
Percussão: André FM

Vídeo

Direção, roteiro e edição: Diego Stecanela (Bernunça Produções)
Direção de fotografia, edição e colorização: Victor Giusti (Kura Films)
Maquiagem e assistente de produção: Amanda Becker
Fotografia (Divulgação): Manu D’Eça Fotografia

Foto: Leandro Moraes

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *