umlugar-rifferama

Um Lugar para a música autoral catarinense no Rio Tavares

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo e Habrok Music

Contribua


No fim de 2019, o produtor musical Beto Fonseca decidiu encerrar o estúdio que manteve por uma década no Rio Tavares, em Florianópolis. O Handmade, que depois virou Valvestate, por pouco não se transformou em um espaço para alugar via Airnb. A pandemia do Coronavírus fechou uma porta, mas abriu outra para Fonseca, que batizou a empreitada de Um Lugar. Além das gravações e espaço para ensaios, o estúdio está investindo na produção de vídeos e criou um canal no Youtube para divulgar esses trabalhos.

No dia 10 de setembro do ano passado surgiu o projeto “Som na sala”, trazendo versões intimistas de músicas de bandas e artistas catarinenses em formato acústico. Desde então já foram produzidos 22 vídeos para canções de Semserteza, Congah, Stella Folks, Vicente Piacentini, Daniel Arena, entre outros (confira a lista completa aqui). Em contato com o Rifferama, Beto Fonseca falou sobre o objetivo desse trabalho e destacou que boa parte do material é inédito.

— O lugar é o mesmo do Handmade/Valvestate, mas os equipamentos eram todos do Júlio Lemos, que foi meu sócio nessa época. Tive que reestruturar o espaço para começar a gravar também, mas visando outro público e também essa história do vídeo. O estúdio fica no Rio Tavares e olhando a galera aqui perto, tem muita gente talentosa sem espaço para divulgar as suas músicas. É algo que sempre achei que faltava, e como tinha o espaço, achei que seria seria legal fazer isso.

Foto: Beto Fonseca

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *