O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo. Contribua
“Carmim”, novo single da cantora e compositora Kia Sajo, de Florianópolis, aponta para um norte musical mais moderno e coloca a artista entre os expoentes do trip hop no país. A canção, uma parceria de Kia com Lucas Romero, saiu na última sexta-feira (2) nas plataformas de streaming. “Carmim”, que também ganhou um lyric video, é o segundo trabalho assinado pela editora e gravadora Ofícios e Entretenimento de Áudio e tem mixagem e masterização de Alwin Rhomberg Monteiro.
Apaixonada por música brasileira, Kia sentia falta de imprimir na sua música outros gêneros que a acompanharam durante toda a vida, como o trip hop, o R&B e o jazz hop. A virada aconteceu em 2019, com o single “Saturno”, outra produção com Lucas Romero, compositor de “Carmim”. A música era apenas um tema de violão, estilo valsa, quando Kia ouviu pela primeira vez e se encantou. A letra foi escrita em dois dias e teve como inspiração inicial um poema de um amigo próximo da cantora. Ao falar sobre uma mulher desejada, mas presa numa redoma, Kia permite a conexão com o outro.
A estética do single reproduziu com acerto esse cenário dramático desenhado pela letra da música, reforçada pela interpretação da cantora, que consegue passar sentimento, mas também soa relaxada, numa ambiência jazz hop/lofi. Segundo Kia Sajo, pensar na dor das mulheres que se sentem abandonadas ou desprezadas dentro do seu próprio relacionamento, em paralelo à musa de “Carmim”, tornou a gravação emocionante.
“Durante a gravação transpareceu a emoção, é isso que sinto ouvindo ‘Carmim’: uma voz que ficou levemente embargada em alguns momentos e casou muito com a estética como um todo. A personagem dessa música é uma dama principal de um cabaré dos anos 40/50, que todo mundo quer beijar, tirar a roupa, mas é uma mulher muito triste, que se acostumou com esse tipo de amor sem valor, violento. Ela é cantada por outro personagem, falando coisas para essa cortesã. É muito emocionante”.
Foto: Jean Affeld
[…] O single “Das coisas tuas”, disponibilizado na última sexta-feira (22) nas plataformas digitais, apresenta duas novidades para a cantora e compositora catarinense Kia Sajo: essa é a primeira vez que a artista grava uma música que não é de sua autoria; a faixa traz letras em dois idiomas. O novo lançamento de Kia foi escrita por Ian Fabris, seu parceiro em “Entre linhas” (2018), e Sam Loid, que criou os versos em inglês e cantou na track que foi produzida por Lucs Romero e teve Alwin Monteiro como engenheiro de mixagem e masterização, a exemplo de “Carmin”. […]