Cartaz do Show

Iriê: 15 anos de reggae catarina*

*por Fábio Bispo (repórter do jornal Notícias do Dia)

Desde aquele dia quando as caixas do Atol Bar, em Araranguá, amplificaram aquela mistura de sentimentos de um violino com o balanço do berimbau, da percussão, dos compassos de jazz num baixo que parecia empurrar ondas contra um costão, trazendo as melodias do primeiro disco da banda Iriê, que esse bando não sabe fazer outra coisa. E aquele dia já faz quase 15 anos e será celebrado em grande estilo hoje, dia 12 de setembro, no John Bull Pub, Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Tudo ficará registrado e fará parte do DVD de comemoração dos 15 anos do Iriê.

A cidade que viu o grupo crescer cantando tradições num reggae inventivo que chegou a impulsioná-los para o circuito nacional, onde fizeram show por todo o país, terá a oportunidade de comemorar com Rô Conceição, Cléo Borges (baixo e voz), Sérgio Sant’anna (teclado) e Daniel Gafa (bateria) na noite desta quinta-feira, no mesmo local onde o grupo se conheceu, “nas noites da lagoa”, como conta Rô. A proposta do quarteto é resgatar a trajetória da banda em 20 canções durante duas horas de puro reggae ilhéu, claro, com algumas surpresas: quatro canções inéditas apresentadas ao público. Completam a festa a dupla Mancha e Herax nas pick-ups.

O frontman Rô Conceição, guitarra e vocal, diz que o sentimento é uma mistura de nostalgia e extrema felicidade. “Vamos contar nossa história gravando um show do Iriê como ele verdadeiramente é. Será o nosso retrato ao vivo”, conta. O quarteto vai tocar canções dos cinco discos, lembrando todas as fases, desde “Ao Vivo no Atol”, lançado em 1998 de forma independente, até “Melhor Do Que Eu Sou” (2010). Sem esquecer do sucesso de Translatação (2003), segundo disco, e Vamos Passear (2003), maior sucesso que levou a banda a gravar disco homônimo Iriê (2005) pela Warner Music.

No meio de toda poesia, no palco, esta noite, o Iriê apresentará também convidados especiais que fazem parte desta história. Chico Martins presenteia a banda e o show com seu talento, sua amizade e com a composição inédita Você Nem Viu (veja abaixo). Daniel Lucena do Grupo Expresso, tido como ícone pelos músicos, gravará Tom Natural. Viver Floripa, da banda, também está no setlist. O líder do John Bala Jones, Guilherme Ribeiro, e MC Eltin prometem incendiar a noite com mais músicas e surpresas. “Difícil resumir em uma noite o trabalho de 15 anos, cinco discos, algumas centenas de shows”, diz Rô. Impossível será ficar de fora desta comemoração do espírito e da arte de nosso Estado.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Curto muito o som do Iriê! Mas não sabia que eram de Araranguá... Só de lembrar as musicas, toca-las silenciosamente no cérebro, já remete uma nostalgia de Bigfest's e Show's na Lagoa. Não poderia ser num palco melhor, acho que é todo o astral da banda!
    Pena que não vai rolar para eu ir, mas com certeza, quando o DVD tiver na área é mais um para a minha coleção!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *