danielpostal-rifferama

postalez une o audiovisual e a dança em single experimental

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone

Contribua


Nos últimos anos, o guitarrista e compositor Daniel Postal tem chamado a atenção pela criatividade nos arranjos, seja em projetos bem-sucedidos artisticamente como Orquestra Manancial da Alvorada, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração e Los Desterros, ou acompanhando as cantoras Marissol Mwaba e Leticia Coelho. No dia 8 de julho, o músico lançou “vazante”, o segundo single do seu projeto solo, postalez. A faixa acompanha um videodança dirigido por Ismael-Godoy, da COMUNAVE (Companhia Multimídia Neolatina de Audiovisual e Educomunicação) e com performance da arte educadora Carol Garlet.

“vazante” é o resultado de uma série de experimentos musicais de Postal e também um processo de estudo de composição, produção e canto. O single reúne as diversas influências que o guitarrista foi acumulando nos seus trabalhos ao longo dos anos. É o eletrônico coexistindo com trechos de música clássica brasileira (retirados da biblioteca digital Domínio Público), com toques de psicodelia, mas também é canção. Satisfeito com o resultado, o artista já projeta novos trabalhos, mas sem pressa, como afirmou em contato com o Rifferama.

— Esse projeto é para experimentar e tem outras produções nesse mesmo sistema, sem pressa. “vazante” tem várias colagens e ficou uma coisa diferente porque não sabia que caminho seguir. Tentei fugir do habitual, fui na tentativa e erro e acabou dando a identidade. É uma mistura das minhas influências, tanto do popular quanto de coisas mais complexas, tem uma produção mais ousada. Minha companheira e eu escrevemos essa música em uma viagem para o Maranhão. Acampamos debaixo de chuva e ficamos meio ilhados e essa música fala sobre aproveitar os momentos mesmo quando a coisa “moiô”, tentar tirar a parte boa das situações.

“Esse trabalho foi acontecendo dentro das possibilidades de cada um. Foi um processo criativo um tanto desafiador, com alguns elementos que eu ainda não havia experimentado. O meu fio condutor da criação foi ativar a escuta do corpo e estar atenta ao que o ambiente poderia me dizer. A sensação corporal que viver em 2020 me colocou, a cadeira para subir, sentar, dançar, tudo isso e mais um pouco do que havia no dia e não está no campo do dizível”, Carol Garlet, sobre a sua participação no videodança.

Ficha técnica “vazante”

Composição: postalez e Barbara Baccin
Produção musical: postalez e Rafael Pfleger
Baixo: Mateus Romero
Mixagem e masterização: Rafael Pfleger
Direção de fotografia, montagem e pós: Ismael-Godoy
Dança e performance: Carol Garlet
Produção: Lígia Cristina de Brito
Direção de arte: Lucia Ferrarez
Catering: Barbara Baccin
Produção executiva: Luanda Wilk

Foto: Cleo Theodora

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Que lindo...

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *