zimath

(Re)Descobertas da quarentena: Rafael Zimath (banda Somaa)

Apoie o Rifferama no Catarse


O vocalista e guitarrista Rafael Zimath é um velho conhecido da cena independente de Joinville. Antes de formar o Somaa, banda que tem uma discografia de respeito, incluindo o álbum “O mundo quer te enganar”, escolhido para a lista de melhores de 2018 do Rifferama, o músico fez parte da Butt Spencer (de 1997 a 2007) e também lançou um disco com a ALVA em 2009.

Sepultura – “Quadra” (2020)

Talvez muita gente não saiba que sou um grande fã de metal e todas as suas adjacências. Certamente foi o gênero, junto com o punk rock, que me fez mergulhar no rock quando tinha 11-12 anos. Sempre gostei muito do Sepultura e sou daqueles caras que gosta de todas as fases, antes e depois do Max. Acho o Derrick um cara muito foda e é inegável que a banda está em uma fase muito boa, musical e criativamente. Rapaz, Eloy na batera é sinistro demais. Este disco tem musicas ótimas e parece resumir todas as facetas da banda, além de apontar para novas direções. Sepultura sempre teve isso e esta postura artística deve ser aplaudida, não condenada, especialmente por ser rara dentro do metal.


Karnivool – Sound Awake (2009)

Acho que até já tinha ouvido alguma coisa antes deste quinteto australiano, mas foi na quarentena que parei para ouvir atentamente. Este disco é maravilhoso. Uma excelente mistura de prog metal e metal alternativo. Em alguns momentos talvez lembre um Tool mais melódico, menos dark, mas os arranjos são super intrincados e complexos, tem música em andamento 27/4, coisas assim, que não se vê em toda esquina. As músicas são longas, cheias de climas e texturas, ótimas melodias e peso.


Fake Names – Fake Names (2020)

Supergrupo de figurinhas carimbadas do punk rock americano (para mim, a melhor cena do gênero nos EUA é a de Washington D.C.) e que conta com os ótimos vocais do Sr. Dennis Lyxzén do Refused, além da lenda Brian Baker (Minor Threat, Dag Nasty, Bad Religion). O som lembra um pouco Dag Nasty, mas em levadas mais punk e menos hardcore, aquele punk rock com umas guitarras mais rockeiras/hardrockeiras. Disco super divertido com boas músicas e letras de protesto que já são conhecidas do Sr. Lyxzén, que aqui está cantando muito mais do que gritando.

Foto: Fernando Dall Acqua


Bônus: Somaa – O mundo quer te enganar (2018)

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *