umquarto-rifferama

UmQuarto divulga single, anuncia documentário e novo álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO e Maratona Cultural


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em todos esses anos que escrevo sobre música (desde 2004), nunca tinha tido a oportunidade de acompanhar uma gravação do zero até o Mayer Soares, vocalista e baixista do UmQuarto, me convidar para passar dois dias com a banda no Estúdio Ouié. Em 27 e 28 de novembro do ano passado, Mayer, Thiago Mordentte (guitarra) e Henrique Recidive (bateria) se reuniram com o produtor Felippe Pompeo, o arranjador Arthur Rodrigues e o engenheiro de som Paulo Franco e tocaram à exaustão — perdi a contagem dos takes. A fotógrafa Manu d’Eça e o videomaker Felipe Melo documentaram todo o processo e “Humans”, o primeiro de dois singles, foi lançado no dia 7 com clipe exclusivo no canal do Palco MP3: a música entrou nas plataformas nesta segunda-feira (14).

As surpresas começaram logo na chegada ao estúdio, que fica nos fundos casa do proprietário, que guarda um arsenal de equipamentos de áudio vintage de encher os olhos e tem uma história na ponta da língua sobre cada um deles. Talvez o ponto mais positivo do Ouié seja esse ambiente com cara de casa, que deixa os músicos à vontade para tocar. E que sala de gravação. No caso do UmQuarto, baixo, guitarra base e bateria foram captados ao mesmo tempo, com a banda repetindo o instrumental até o produtor ficar satisfeito com a performance. “Meu papel é fazer eles tocarem bem”, me contou Pompeo. Com mixagem de Lucas de Sá e masterização de Alécio Costa, “Humans” tem um som vigoroso.

Foi enriquecedor, profissionalmente falando, estar com o UmQuarto e toda a equipe que trabalhou na produção dessas duas músicas. Mas o lado pessoal sempre sobressai. Desses dias guardo vários bons momentos, as pessoas que conheci e outras com quem pude estreitar uma relação que existia apenas no mundo virtual. A música é sobre isso também, não é mesmo? Entre umas cervejas e outras, churrasco, pausa para um cigarro, grava, ouve, toca de novo, ouve mais uma vez, escolhe take e tempo ocioso, teve muita conversa sobre música, mas não só, e até treta, mas isso é papo para um certo grupo de WhatsApp. Uma experiência que eu repetiria (me chamem, galera!).

Se tem uma coisa que gosto nesse trio, é que Mayer, Thiago e Henrique estão sempre pensando no próximo trabalho: Entre 24 de abril e 2 de maio, a banda estará em um sítio em Angelina gravando o segundo álbum, que terá captação e mixagem de Lucas de Sá e Alwin Rhomberg Monteiro e masterização de Alexei Leão; No dia 14 de maio, o UmQuarto divulga o documentário sobre “Apenas”, disco de estreia do grupo, dirigido pela Pops Filmes; Em julho sai “Por um fio”, single de 9 minutos dividido em duas partes; O material que será produzido em Angelina também já tem data para entrar nas plataformas digitais — 15 de setembro.

O UmQuarto já não é mais o mesmo grupo que lançou “Apenas” há seis meses. Em número, claro, já que a banda perdeu um integrante, mas também musicalmente. A diferença é brutal. A sonoridade feita pelo trio evoluiu de forma surpreendente, em peso, maturidade e fluidez. E esse gosto pelo fazer ao vivo contribui para uma sonoridade mais solta, vide o solo mirabolante de Thiago Mordentte, que é visto no clipe sendo incentivado pelo produtor para fritar a guitarra. E essa parte pessoal realmente faz a diferença. O UmQuarto vai incorporando cada vez mais gente talentosa ao redor para somar no produto final. Que venham mais sons e parcerias, pois essa banda promete.

Ficha técnica

Mayer Soares: Baixo, voz e sintetizadores
Thiago Mordentte: Guitarra
Henrique Recidive: Bateria e voz de apoio
Arthur Rodrigues: Guitarra
Felippe Pompeo: Voz de apoio e percussão
Paulo Franco: Captação (Estúdio Ouié)
Lucas de Sá: Mixagem (Lab de Sá)
Alécio Costa: Masterização
Manu d’Eça: Fotos
Felipe Melo: Direção de fotografia e montagem

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *