raulsilter-rifferama

O irrecusável e reconfortante “Sal” do cantautor Raul Silter*

Apoie o Rifferama no Catarse


*por Luíza Mazzola

Lançado no fim do mês de junho deste ano, o recém-nascido « Sal » já se tornou um ponto incontornável na música catarinense. Raul Silter vem lançando, desde 2018, singles promissores como « Eu Sabia Que Você Existia », « Tombo » e « Vazante », bons sinais do que ainda estava por vir. Em 2020, mesmo na efervescência dos insólitos acontecimentos mundiais, o desejo por mais provocado pelos três singles foi, enfim, saciado: o músico nos presenteia com um lindo registro composto por nove faixas, dentre as quais uma intro e dois interlúdios, « Iv » e « Dança o Inevitável ».

Com produção de André Bresiani, o álbum conta com as capazes mãos de Bárbara Antônio na percussão, Henrique Rodrigues na guitarra e no violão, Pedro Bandeira no contrabaixo e Rafael Araújo na bateria, uma união providencial de grandes talentos que deu vida a um marcante e irretocável instrumental. Temos o prazer de ouvir também as belas vozes de Natália Vilaça, Marília Reginato, Nicolly Fragnani, Lindamir Henrique (mãe do músico) e Margareth Fernandes em algumas das faixas.

O resultado dessa confluência de energias distintas, porém harmoniosas, é uma obra intimista e, ao mesmo tempo, vibrante, com toques de MPB e folk que não recorre a rimas banais e misturas batidas de sonoridades cansadas. Pelo contrário, Raul Silter e banda sopram ares refrescantes em gêneros que têm certa tendência a recair em uma mofada monotonia. Trata-se, portanto, de um registro vicejante, que soa contemporâneo, ao mesmo tempo em que desperta em nós sentimentos que são velhos conhecidos, como o amor, o afeto, a intimidade e a vontade de se doar para alguém.

A atmosfera de sonho da intro « Intro/Deságue » nos apresenta o tom etéreo que estará presente por todo o áçbum, e é seguida pela inesquecível « A Liberdade do Rio é o Mar », que alterna momentos suaves e outros vibrantes. Em seguida, o interlúdio « Iv » introduz « Caiçara Love Song », em que brilha a límpida e vigorosa voz de Raul Silter. Ao chegar na quinta faixa, « Abismo », somos invadidos por uma doce melancolia, e o interlúdio « Dança o Inevitável » vem em nosso resgate. Destaco a introspectiva « Revérbero » e a doce « Se For São Que Seja », sétima e oitava faixas do disco, respectivamente, e minhas favoritas do registro. Por fim, reencontramos « Vazante », single lançado em 2018, que nos é reapresentado como a última faixa de « Sal », um retorno mais do que bem-vindo e a conclusão perfeita para um EP cujas faixas são tão delicadamente costuradas umas às outras.

O primeiro álbum de Raul Silter faz uma interessante aproximação entre o sal e a música, elementos que, de forma isolada, não concretizam seu potencial latente. É no contato, na mistura, na troca e na comunhão que o sal e a música se realizam. « Sal » é afeto, é tocar o outro, é aproximação, é um lugar onde podemos estar juntos, ainda que separados. É um doce e caloroso bálsamo para embalar dias de distância, saudade e solidão, algo tão necessário em tempos tão sombrios.

*Luíza Mazzola é professora de francês, tradutora, revisora, doutoranda em Literatura na UFSC, mas antes de mais nada, amante da música.

Nasci em Blumenau, mas fui criado em Biguaçu, cidade em que vivi até os 28 anos: hoje moro em São José. Sou jornalista, me formei na Estácio de Sá e trabalhei no jornal Notícias do Dia, a minha casa entre 2009 e 2016, entre indas e vindas. Escrevia sobre esportes no impresso, mas sou apaixonado por música, a melhor invenção do homem.

4 Comentários

  1. […] Natural de Laguna, o cantautor vem encantando o público com a sensibilidade e a poesia de “Sal”, um dos melhores trabalhos lançados neste ano em Santa Catarina. Além do EP, Silter lançou […]

  2. Um trabalho encantador!!!
    Que te faz pensar profundo, fechar os olhos e sonhar acordado... que toca o ser e muda o sentir!!!

  3. Excelente trabalho!!

  4. Amo muito as músicas dele

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *