fabiodella2-rifferama

“Re-Uni 2”, nova coletânea de Fábio Della, é um conforto*

Apoie o Rifferama no Catarse


*por Thiago Mates

Ao contrário do que a maioria dos artistas faziam e muitos ainda fazem em suas coletâneas, que são um compilado de suas gravações em um mesmo disco, Fábio Della nos brinda (assim como em Re-Uni) com novas roupagens, arranjos e perfumes em seus clássicos. O disco segue com a levada folk, country e intimista do primeiro trabalho. Dentro de uma carreira tão longa fica difícil escolher canções pra uma antologia, mas Della foi feliz nisso mais uma vez. O álbum contém 13 músicos de momentos distintos da sua trajetória: passeia entre as bandas Kroll, a saudosa Aerocirco, a Monocine de Belo Horizonte (MG) e o projeto Della/Peixoto.

Essa viagem do “Re-Uni” navega com a participação de 28 artistas convidados, de diversas partes do país e do mundo. O álbum é um conforto da primeira até a última faixa, porém algumas ouvi no repeat, elas foram:

“O rei”: com um novo arranjo, e feito por uma flauta transversal, traz suavidade e ainda mais emoção em cima de uma letra irretocável.

“Terapia colorida”: a faixa que abre o disco foi gravada pelos ex-Aerocirco Henrique Monteiro, Rafael Lange, Hudson Cabala e César Moreno. Destaque para os backings e para o novo solo de guitarra. Partes das estrofes, cantadas apenas por voz e violão, deixaram a canção ainda mais intimista e reflexiva.  Agora me pergunto ainda mais: “Por que o céu fica azul? Foi por amor?”.

“Foi por você”: com uma pegada latina, ficou extremamente dançante, pra cima! A canção seduz o ouvido daquele que não quer ficar parado e quer sorrir pra vida. A pílula certa pra dias ruins. “Foi por você” ainda conta com mais uma versão da música, um bolero que te leva para a Cuba dos anos 60.

Os instrumentos acústicos e, principalmente, a forma minimalista apresentada, deixaram as músicas mais orgânicas, transmitindo ainda mais a profundidade das letras, registradas em experiências e sentimentos vividos. “Re-Uni” toca o coração de quem escuta . É um golaço de bicicleta de Fábio Della, brindando seus longos anos de carreira e estampando mais um pôster na música de Santa Catarina e do país.

Foto: Paulo Valle

*Thiago Mates é músico, compositor e vocalista da banda Stella Folks

Nasci em Blumenau, mas fui criado em Biguaçu, cidade em que vivi até os 28 anos: hoje moro em São José. Sou jornalista, me formei na Estácio de Sá e trabalhei no jornal Notícias do Dia, a minha casa entre 2009 e 2016, entre indas e vindas. Escrevia sobre esportes no impresso, mas sou apaixonado por música, a melhor invenção do homem.

Um comentário

  1. Assim como em Re-Uni, o resultado do Re-Uni 2 ficou delicioso de se ouvir. Meu amigo Della acertou a mão mais uma vez. Parabéns!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *