mosaicoadulto-rifferama

Mosaico Adulto revisita canção do primeiro EP em videoclipe*

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music, Mini Kalzone e Orquestra de Baterias

Contribua


*por Amcle Lima

A banda Mosaico Adulto, de Joinville, divulgou no último sábado (13) o clipe de “Visita Nova”, canção do primeiro do EP do grupo, de 2015. O audiovisual é a estreia do diretor e produtor Rafael Alonso e conta também com o experiente videomaker Fabrício Porto, da Guarda Filmes. A dupla conta que o roteiro do clipe foi elaborado logo após o lançamento do primeiro registro da banda, no longínquo Brasil de 2015, mas não pode ser rodado devido aos custos de produção. Com a seleção para o Prêmio Catarinense de Cinema em 2020 vieram os recursos financeiros, mas a produção ficou mais um tempo engavetada devido à pandemia. As filmagens finalmente ocorreram em 2021. “Com o andar da carruagem, a gente ficou ainda mais satisfeito com a escolha da canção ‘Visita Nova’, porque de maneira imprevista, tanto a canção quanto a própria narrativa do vídeo dialogavam com o atual contexto pandêmico”, explica o diretor Rafael Alonso, fazendo referência a como a chegada da Covid-19 mudou a rotina do mundo.

No clipe, um personagem, o qual não vemos o rosto, chega numa casa e interage em uma mesa de jantar, que se transforma em um espaço caótico ao longo do vídeo. “A leitura que a equipe fez da letra faz muito sentido. A ‘Visita Nova’ acabou sendo essa presença estranha e repentina que mudou nossas rotinas e com a qual temos que aprender a lidar”, diz o vocalista e compositor Tiago Luis Pereira. A canção quase foi deixada de fora do primeiro EP.” Entrou nos 45 do segundo tempo”, lembra Tiago, acrescentando que essa é uma música da banda que as pessoas recebem bem. “O público se relaciona com a letra – que traz um certo pessimismo leve ou uma alegria melancólica”, comenta.

Destaque também para a direção de arte feita pela artista visual Flávia Scoz. Ela diz que a maior referência visual do clipe é sua própria mesa de trabalho numa semana corrida. “Vira um caos porque misturamos a vida privada e profissional no mesmo lugar: é comum comer na frente do computador, brincar com a minha filha, fazer yoga, estudar e trabalhar – tudo no mesmo lugar”, esclarece, bem humorada, sobre a rotina alterada pela pandemia. “Ao mesmo tempo, eu busquei na infância algumas referências: quando minha mãe preparava um jantar e arrumava a mesa cuidadosamente e no final da noite tudo estava bagunçado”, esclarece dizendo que boa parte das louças do clipe são de um acervo familiar.

A banda Mosaico Adulto foi criada em 2014 pelo vocalista e guitarrista Tiago Luis Pereira, e a atual formação tem Jean Reeck (Cachorro do Mato) no baixo, Paulo Cesar Nunes Júnior na guitarra solo e André Cidral na bateria. O grupo tem dois EPs lançados, “Mosaico Adulto”, de 2015, “Novos Planos”, de 2016, além dos singles “Fernet”, “Longe” e “Dez Mil Horas” de 2019, todos disponibilizados nas principais plataformas de áudio.

Ficha técnica

Elenco: Flávia Regina Corrêa, Lucia Helena de Souza Martins, Patrick Schmitz, Miles Baca e Ana Liz Scóz
Roteiro, direção de fotografia, codireção, edição, montagem, efeitos visuais, efeitos sonoros e finalização: Fabrício Porto
Direção: Rafael Miguel Alonso Júnior
Produção: Edson Burg e Rafael Miguel Alonso Júnior
Direção de arte, figurino, cenografia, design e produção de objetos: Flávia Scóz
Iluminação: Flávio Andrade
Libras: Nubia Amorim
Auxiliar de produção de objetos e costureira: Isabel Maria Henriques de Miguel Alonso

Foto: José Henrique Wiemes

*Amcle Lima é marido da Janice, pai da Alice, do Pedro e do Samuel, foi baixista na extinta banda Dose do Dia entre 2008 a 2012 e desde então seguiu como compositor. Como jornalista colabora com a Revista Francisca e divide com o músico Ricardo Ledoux o papel de entrevistador no projeto “Reverbera em Casa”. Além disso é bancário e bacharel em Economia.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *