wadada-rifferama

Wadada anuncia pausa e divulga animação para “Monte Zion”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Imagine uma festa reggae no céu em que os convidados são Bob Marley, Gregory Isaacs, Peter Tosh, Jacob Miller (Inner Circle) e até uns penetras como Jimi Hendrix e Cliff Burton (Metallica). Foi esse o sonho que o guitarrista Jeffs Ventura teve e a Wadada transformou no single “Monte Zion”. A jam session no paraíso dos rastas, com a bênção de Jah, se transformou em um quadrinho ilustrado por Walter Cordova e no videoclipe animado por Fernando Policeno, que foi apresentado na última sexta-feira (6) no canal do selo Surforeggae. A música, assim como o último lançamento da banda, “Mina de fé”, foi gravada no Mangue Mix Estúdio, em Florianópolis, e masterizada no Unidade 76, em São Paulo.

“Monte Zion” encerra uma fase para o grupo, que é formado por Bento Soares (voz e teclado), Jeffs Ventura (guitarra e vozes), Fabian Nasario (guitarra) e Betinho Rockers (bateria) — o baixista Diego Lopes, que gravou a faixa e aparece na animação, não faz mais parte do Wadada. A banda, que começou em 2010, alternou um período de inatividade e estava tocando desde 2019, fará uma nova pausa, agora por tempo indeterminado. Em contato com o Rifferama, o guitarrista Jeffs Ventura, compositor do single, confirmou o hiato e explicou a história por trás “Monte Zion” e seus personagens, que celebram a música e as boas vibrações.

— Acho importante dar esse tempo e avisar o público, querendo ou não tem bastante gente que ouve a Wadada. A música é autoexplicativa, ela fala sobre a ideia do sonho e o clipe também. Monte Zion é o paraíso para o rastafári quando ele vai para o céu. É onde estão deus e os profetas, as pessoas que fizeram coisas boas aqui na terra e onde todos esses artistas se encontram tocando juntos. Seria difícil fazer esse clipe de outra forma sem ser uma animação. Tentar simular isso com pessoas ficaria estranho. Fizemos um texto e fomos elaborando o quadrinho juntos, o Walter desenhou a gente, foi fazendo os esboços e mandando pra nós. O Policeno pegou esse gibi e animou para dar movimento, ficou bem legal o resultado, como a gente queria.

Ficha técnica

Produção: Fernando Policeno
Ilustração: Walter Córdova
Composição: Jeffs Ventura
Produção musical: Cléo Borges, Jeffs Ventura, Wadada
Voz e teclado: Bento Soares
Guitarra e vozes: Jeffs Ventura
Guitarra: Fabian Nasario
Baixo: Diego Lopes
Bateria: Betinho Rockers
Masterização: Unidade 76
Distribuição e apoio: Surforeggae

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

2 Comentários

  1. Gratidão Rifferama!!!

  2. Meu irmão, máximo respeito e gratidão por você ser quem é e sua generosidade é sem tamanho. És muito grande meu irmão, em nome do Wadada lhe agradeço todo apoio e carinho de sempre.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *