O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Envolvido com música desde 2002, o multi-instrumentista Anderson Sávio Ferreira, o Barba, conseguiu a independência como artista em 2019, quando começou a se apresentar com o Loops On. A banda de um homem só, consiste na gravação de sons, instrumentos e objetos em tempo real, que vão se repetindo e criando camadas que são alteradas por meio de mixagens ao vivo, unindo o eletrônico com as referências que carrega como músico. A liberdade de poder tocar sozinho já ofereceu grandes oportunidades para o projeto, que começa a sua segunda turnê pela Europa nesta sexta-feira (27), em Memmingen, na Alemanha. São mais 12 datas, incluindo apresentações na Áustria e Espanha, por bares, beach clubs e festivais.
Paranaense radicado em Florianópolis desde 2010, Barba estreou o formato na Espanha um ano antes de criar o Loops On. A primeira experiência na Europa teria apenas dois shows, mas o músico acabou fazendo 15 datas por Espanha, Portugal e França. Na pandemia da Covid-19, Barba ministrou oficinas virtuais e participou de festivais do gênero, incluindo a edição mexicana do Y2k International Live Looping Festival, representando o Brasil no evento, que teve artistas de dez países. Em contato com o Rifferama, o multi-instrumentista, falou sobre a autonomia que conseguiu com o projeto e também da expectativa por essa nova turnê, chegando a outras cidades importantes como Viena e Berlim.
— Por eu ter viajado para outros países como instrumentista e ter ficado de mãos atadas por ser um baixista, eu não tinha autonomia. O Loops On vem de uma necessidade de eu ter uma independência, trabalhando e tocando. É uma mistura de tudo o que eu gostaria de tocar de uma forma independente, a tecnologia me ajudou dessa forma. Essa turnê vai ser diversa, consegui marcar mais datas com antecedência dessa vez, em dois países que nunca toquei. Estou com meu set de equipamentos mais maduro, o projeto também está mais maduro. São três anos como projeto real. Vou tocar em espaços interessantes, tocar em festivais, coisas que nunca fiz.
Loops On Euro Tour 2022
27 de maio — Memmingen (Alemanha)
28 de maio — Kempten (Alemanha)
2 de junho — Viena (Áustria)
5 de junho — Kempten (Alemanha)
6 de junho — Kempten (Alemanha)
11 de junho — Nuremberg (Alemanha)
17 de junho — Marbella (Espanha)
19 de junho — Sevilha (Espanha)
21 de junho — Barcelona (Espanha)
25 de junho — Tarragona (Espanha)
29 de junho — Ibiza (Espanha)
7 de agosto — Berlim (Alemanha)
11 de agosto — Munique (Alemanha)
Foto: Saeko Yanagawa
O Loopson é do Brasil, um orgulho para o povo Brasileiro.